quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CRÓNICA EXCLUSIVA PARA ESPÍRITOS JOVENS

PAULO SANTOS SILVA 
Comemora-se hoje, dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude. Esta data, que foi instituída por uma resolução da Assembleia Geral da ONU tomada em 1999, resolução esta que surgiu como resposta a uma recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de Agosto de 1998.
Importa em primeiro lugar definir o conceito de juventude. O que é a juventude? Conseguimos definir um espaço temporal que nos permita dizer que a juventude do ser humano acontece desde a idade x até à idade y? Se assim for, fará sentido dizer que o ser humano pode manter a sua eterna juventude?

Se procurarmos a resposta a estas perguntas ao longo da história da Humanidade, facilmente encontramos personagens que buscam nos mais diversos locais o célebre Elixir da Eterna Juventude. Procuraram-no (e ainda procuram…) na genética, nas plantas aromáticas e medicinais. Até o procuraram no Santo Graal, um cálice sagrado onde se confundem elementos religiosos e pagãos, relacionados com a cultura celta. 

Deixemos as lendas medievais, mais o Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda em paz (já agora, o Indiana Jones também…) e analisemos a questão de uma forma mais pragmática.

Na minha modesta opinião, a juventude é muito mais do que uma data no Cartão do Cidadão. É um estado de espírito que nos leva a estar atualizados, a ser reflexivos acerca de tudo o que nos rodeia, a ser perspicazes, a ser pró-ativos e a saber acompanhar a evolução do pensamento da sociedade. É neste sentido que me parece que a resposta à última questão colocada, é claramente sim. O ser humano, independentemente de ter mais ou menos cabelos brancos, mais ou menos rugas, pode manter a sua eterna juventude. Cada fase da nossa vida, deve ser vivida no seu momento certo. Nem antes, nem depois. Sem antecipação de etapas, nem regressos ao passado. Por isso, caro leitor, o conselho deste jovem é que viva!!! 

Saia de casa, vá a um concerto, leia um livro, dê um passeio, em suma, disfrute dos prazeres que a vida lhe oferece em cada momento, sem reservas ou preconceitos, sempre com a moderação e sentido de responsabilidade necessários.

Certamente que o seu espírito se sentirá mais jovem e o seu corpo agradecerá!
Termino com uma sugestão musical – o Hino das próximas Jornadas Mundiais da Juventude, que acontecerão em Cracóvia, entre os dias 25 e 31 de julho de 2016.


Carlos Lopes



PS – Comemora-se hoje 31 anos que um jovem atleta português, de seu nome Carlos Lopes, ganhou a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal, na Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. Tinha 37 anos de idade. Muitos da sua geração, já tinham terminado a carreira como atletas. Ainda bem que o Carlos Lopes era um espírito jovem!...

Sem comentários:

Enviar um comentário