Relatório do PISA 2012 intitulado: What 15-year-olds Know and what they can do with what they know D.R.: OCDE |
De três em três
anos a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) avalia o estado da literacia dos
alunos de 15 anos, em três áreas-chave : Ciências,
Matemática e Leitura. Os últimos resultados desta avaliação foram divulgados
ontem, dia 03 de dezembro, e trazem boas notícias para Portugal.
No ranking dos
melhores resultados da OCDE, o primeiro lugar pertence à Coreia (554 pontos), o
segundo ao Japão (536) e o terceiro à Suíça (531). Portugal está em 23.º, com
487 pontos, e aproximou-se da média da OCDE (fica a sete pontos desta quando,
em 2009, estava a nove).
A OCDE refere que
Portugal é um dos países que conseguiram, simultaneamente, duas coisas: reduzir
o universo dos alunos que se saem muito mal neste tipo de testes de literacia e
aumentar o número dos jovens que se destacam muito pelo positiva (os chamados “top
performers”).
No total, foram
avaliados 510 mil alunos dos 28 milhões de jovens de 15 anos que frequentam as
escolas dos 65 países analisados. Só em Portugal participaram 5700.
O principal
objetivo do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) é: avaliar a
forma como os alunos de 15 anos aplicam conhecimentos e competências de
Matemática, Leitura e Ciências quando identificam, interpretam e resolvem
problemas que os colocam perante situações da “vida real”.
No relatório a OCDE
faz uma leitura dos dados a longo prazo. Na matemática, os resultados dos
alunos lusos deram um salto entre 2006 e 2009, mas três anos depois estagnaram,
nos 487 pontos. Na leitura, repete-se o padrão, com a nota do ano passado a
fixar-se nos 488 pontos (apenas menos um do que no triénio anterior).
Nas ciências as
notas baixaram quatro pontos, para 489. A nota média dos países da OCDE é de
494 (matemática), 496 (leitura) e 501 (ciências).
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