sábado, 9 de dezembro de 2017

DORMIR COM OS NOSSOS ANIMAIS – SIM OU NÃO?

SUSANA FERREIRA
Não existe consenso relativamente a este tema. Existem artigos que defendem que não devemos dormir e outros que defendem o oposto.

Um estudo recente, realizado pela Mayo Clinic Proceedings, publicado em Setembro no jornal científico ScienceDirect, revelou que dormir no mesmo espaço que o seu animal pode trazer vantagens para ambos. Mas com a salvaguarda, cada um na sua cama. Participaram nesta investigação 40 pessoas com os seus respectivos cães. Através de um dispositivo, durante 7 dias, monitorizou-se a qualidade de sono. A eficiência do sono (tempo que está mesmo a dormir) das pessoas que dormiram com os seus cães no mesmo quarto, foi de 83%, sendo que a eficiência diminuiu para 80% para quem dormiu com os seus cães na mesma cama. Existem ainda outros estudos, que provam que o ronronar dos gatos diminuem os efeitos do stress, diminuem a pressão arterial e por consequência a menor predisposição para AVC´s.

Eu deixo os meus animais andarem livremente pela casa dia e noite, deixando-os escolher o sítio onde dormem. Por norma, eles escolhem o meu quarto, mas escolhem o seu tapete e ficam lá, apenas a marcar presença. Eles são dotados de uma sensibilidade extrema, sentindo os nossos medos, receios e preocupações do dia-a-dia. E inexplicavelmente eles aproximam-se de nós e com aquele seu jeito, muitas vezes desajeitado, nos fazem esboçar um sorriso e esquecer por alguns momentos os problemas que nos atormentam. Eles tem uma capacidade de nos encher o coração de forma incrível e sem pedir nada em troca. São dotados de uma capacidade de perdão gigante, que poucos humanos possuem. Não existe malícia, altruísmo, egoísmo neste pequenos seres, quase perfeitos. Para quem ainda não tem um animal de estimação, aconselho vivamente a experiência, irão tornar-se certamente pessoas mais felizes. Não tenham receio de deixar os vossos animais dormirem no vosso quarto. Acima de tudo, não se esqueçam, é importante ter os animais devidamente vacinados e desparasitados, bem como ter os devidos cuidados higiénicos, para poderem partilhar o vosso espaço com os vossos animais.

Sem comentários:

Enviar um comentário