sábado, 11 de novembro de 2017

SAÚDE ORAL NOS ANIMAIS

SUSANA FERREIRA
A maioria dos gatos e cães apresentam problemas do foro dentário que implicam dor, mas que passam despercebidos aos donos. Raramente a preocupação com a saúde oral é o motivo da consulta e quando o é, já se tornou num problema, sendo já muito grave e evidente. A higiene dental é tão importante para a qualidade de vida do seu animal tal como a nutrição adequada, exercício, banhos e tosquias. Os problemas dentários também são mais prevalentes em animais geriátricos e cães de raças pequenas. No entanto, nos gatos pode ser um problema crónico que aparece muitas vezes em animais jovens. 

Os principais problemas da cavidade oral são doença periodontal, tártaro e gengivite.

Os principais sinais que o seu animal pode apresentar e que podem ser motivo de doença oral são Halitose (mau hálito), aumento da salivação, gengivas vermelhas ou engurgitadas, gengivas hemorrágicas, dificuldade a comer/roer, tártaro, queda de dentes/dentes abanar. Existem várias pastas dentárias e várias escovas que ajudam a prevenir o aparecimento de tártaro, gengivite e ajudam a controlar o mau hálito. 

A saúde oral tal como nos humanos é muito importante e como tal não descure a saúde dentária do seu animal, previna e procure informar-se com o seu médico veterinário sobre a melhor pasta e escova de dentes para o seu animal.

Sem comentários:

Enviar um comentário