terça-feira, 14 de novembro de 2017

DIA MUNDIAL DA DIABETES/ PÉ DIABÉTICO

FÁTIMA LOPES CARVALHO
“PÉ DIABÉTICO” é a situação de infeção ulceração e/ou ulceração e/ou destruição de tecidos profundos associados com anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica no membro inferior. 

Portugal regista uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes, com mais de um milhão de indivíduos afetados. A taxa média Norte é de 3,4/100.000habitantes.

De acordo com o Observatório Nacional da Diabetes, o dia 14 de Novembro passou a ser considerado um Dia das Nações Unidas a ser observado todos os anos a partir de 2007 numa perspetiva de travar o crescimento da pandemia de Diabetes.

COMO SE MANIFESTA A DIABETES NOS PÉS?

A pele e as unhas dos pés, recebem significativa influência do sistema vascular que apresenta uma extensa ramificação nervosa e é responsável pela sensibilidade do pé e dos membros inferiores, estes encontram-se na periferia do sistema circulatório e por isso sofrem mais com qualquer obstrução da corrente sanguínea, ou lesão de pequenas terminações nervosas portanto perante a diabetes perdem a sensibilidade e os doentes deixam de sentir os pés, o que significa que podem por exemplo; caminhar todo o dia com um objeto estranho dentro dos sapatos e não sentem esse mesmo objeto; ou a costura da meia provocar lesão e posteriormente aparece uma ferida que pode infetar e dá-se o flagelo; a amputação.

CONSELHOS PODOLÓGICOS:

· Manter os níveis de açúcar no sangue controlados.

· Não Fumar.

· Evitar caminhar descalço dentro ou fora de casa e calçar sapatos com meias. Os sapatos devem ser limpos e inspecionados no seu interior.

· Deve trocar de meias diariamente.

· Higiene diária dos pés, incluindo áreas entre os dedos. Deve utilizar água com temperatura sempre inferior a 37ºC.

· Não deve cortar as unhas deve sim limá-las retas.

· Agentes químicos ou emplastros não devem ser utilizados para remover calos.

· Utilizar calçado adequado adaptado as alterações biomecânicas, amplo, sem costuras e confortável.

· Deve comprar sapatos sempre ao final do dia.

· Se o sapato estiver apertado devido a deformações ou se existirem sinais de sobrecarga do pé deve consultar um Podologista (www.centroclinicodope.pt), para ser efetuada avaliação biomecânica do pé e tratamento Ortopodológico através da aplicação de ortóteses digitais e/ou plantares.

· Tratar das calosidades ou outras alterações dérmicas com um Podologista.

Nesta vertente é de salientar que a Direção Geral da Saúde recomenda desde 2011 a existência de um profissional de saúde – PODOLOGISTA na equipa de saúde nas consultas a todos os níveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário