terça-feira, 31 de outubro de 2017

O OUTONO CHEGOU E AGORA QUE CUIDADOS DEVO TER COM OS PÉS?

FÁTIMA LOPES CARVALHO
No verão os pés devido ao calor têm tendência a aumentar o seu volume, contrariamente no outono com a diminuição da temperatura a tendência é que os pés diminuam o volume pois existe redução do edema local diminuindo assim o espaço que ocupam dentro do calçado.

No outono deve-se preparar o pé para colocar num ambiente fechado, verificar se existem algumas complicações do verão nomeadamente pele grossa, calos, etc. …afetação vírica ou bacteriológica.

O calçado de outono deve proteger o pé da humidade, quer exterior da chuva; quer interior através da transpiração.

Se a humidade é devido à transpiração, a aplicação de produtos que eliminem a humidade é aconselhável quer na forma de gel, cremes ou pó.

Se a humidade é devida a fatores externos da chuva, a utilização de calçado impermeável é recomendada.

É assim aconselhável durante esta estação uma boa hidratação dos pés; esta hidratação deve ser efetuada com um bom gel de preferência à base de produtos naturais e aplicação quer de cremes, óleos ou gel dependendo do seu tipo de pé e pele.

Deve de efetuar uma esfoliação dos pés pelo menos duas vezes por semana; removendo assim as células mortas da epiderme.

Outro ponto muito importante é a secagem dos pés, nomeadamente entre os dedos, evitando assim locais de humidade.

Não deve utilizar os mesmos sapatos com frequência; deve variar todos os dias até porque os sapatos mais abertos tendem a secar muito os pés; enquanto os fechados facilitam a proliferação de fungos.

Os sapatos devem sempre que possível serem colocados ao sol para uma secagem natural.

Aconselho durante esta estação uma consulta Podológica (www.centroclinicodope.pt), para efetuar uma análise biomecânica da pegada plantar e avaliação do seu tipo de pele.

Sem comentários:

Enviar um comentário