quarta-feira, 11 de outubro de 2017

AS PESSOAS NA MINHA VIDA

ANABELA BORGES E
TURMA 8.º A
Constantemente, desafio os meus alunos a escrever. Insistentemente os desafio a reflectir sobre a vida, o mundo que os rodeia, as relações interpessoais.
Desta vez, em Oficina de Escrita, o desafio foi: escreve… sobre a importância de certas pessoas (amigos, familiares, namorados…) na tua vida.
Os resultados foram maravilhosos. Eu valorizo tudo o que os meus alunos dizem e escrevem. E se for insuficiente ou incorrecto ajudo-os a completar e a melhorar. Mas nunca digo que está mal, sobretudo quando se trata do exercício da escrita.
Desta vez, o texto selecionado é o do Francisco Matos do 8.º A da Escola Secundária de Marco de Canaveses.
O Francisco tem 13 anos e escreve assim…
ANABELA BORGES

AS PESSOAS NA MINHA VIDA
Se tens paz quando chegas a casa, és um ser humano feliz.”, Augusto Cury.
FRANCISCO MATOS
8.ºA
As pessoas mais importantes na vida são aquelas que nos acompanham nos bons e maus momentos, que nunca nos deixam e que nos apoiam em tudo.
Algumas das pessoas mais importantes na minha vida são os meus familiares. São eles que mais me ajudam quando preciso – e se não fossem eles eu não tinha vindo ao mundo, é verdade. Eles são também, muitas vezes, aqueles que dão raspanetes, mas só querem o meu bem-estar. A família proporciona-me todo o conforto e assegura que eu frequente a escola e participe em actividades interessantes; faz tudo para que eu seja um jovem feliz.
Quando falo das pessoas importantes na minha vida, não posso esquecer-me dos meus amigos, pois é com eles que passo a maior parte do tempo. Os amigos são uma segunda família: é com eles que falamos, estudamos e brincamos quase todos os dias do ano. Os amigos são, muitas vezes, aqueles em que podemos confiar e com quem podemos desabafar. Há amigos muito especiais e sem amigos não somos ninguém. Toda a gente precisa de ter amigos. Eu não seria a mesma pessoa se não tivesse os meus amigos.
E, claro, as nossas namoradas/os (quando existem) também são muito importantes e especiais. São elas/eles que nos dão muitas alegrias. É muito bom ter amigos, mas ter uma namorada é um sentimento muito especial. Sentir que somos amados de forma “diferente” por outra pessoa é um sentimento único.
O amor, em suma, é que faz tudo girar: quando existe amor entre duas pessoas, não há melhor sentimento.
Concluindo, todas as pessoas que fazem parte da nossa vida têm a sua importância e o seu lugar no nosso coração.
Não há melhor do que ter uma família, amigos e namorada, pois são eles que nos fazem sentir bem e é com eles que somos felizes.

FRANCISCO MATOS, 8.º A, ESCOLA SECUNDÁRIA DE MARCO DE CANAVESES

Sem comentários:

Enviar um comentário