terça-feira, 4 de julho de 2017

MOTIVAÇÕES


Abrigo da AAAAMT
CRÓNICA DE ANA SILVA

Começo com uma nota rápida ao lançamento da versão impressa da BIRD Magazine! Foi com orgulho que presenciei um evento com "casa cheia", repleto de pessoas fantásticas que conhecia apenas de fotografias e da leitura das suas crónicas. O momento mais motivante para continuar a fazer parte deste projeto foi ouvir a Professora Anabela Borges a falar sobre o meu AMOR MAIOR! As nossas palavras na boca dos outros soam diferente! Pensei para mim: Fui eu mesmo que escrevi o que está a ser lido? Não sei se mais alguém se sentiu assim, mas para mim foi fantástico! 

Motivações há muitas! E a minha para pertencer à direção e ser voluntária ativa da Associação Ajuda Animais em Amarante é puramente emocional.. Foi a minha maneira de não ter de ficar indiferente ao animal que se cruza comigo na rua, não ter de fechar os olhos e o coração ao pequenino que tem fome e sede, poder ajudar e não ir para casa com o coração partido e com a lembrança de uns olhos tristes sem carinho e sem lar.. Posso considerar que foi uma motivação egoísta e ao mesmo tempo nada egoísta, já que neste momento a maior parte do meu tempo livre é dedicada a eles.. No início não era assim.. Era simplesmente uma voluntária que fazia abrigo ao Domingo de manhã e comparecia às reuniões.. Mas com o tempo deixei-me envolver de tal forma e assumi naturalmente determinadas responsabilidades que ainda hoje assumo.. Mas voltando às motivações.. Nem todas as pessoas que nos contatam são amantes dos animais que os querem salvar de uma vida de solidão e tristeza.. Algumas ligam porque os cães errantes lhes sujam a entrada, porque incomodam os cães da casa, porque fazem barulho à noite! Pessoas pagam esterilizações porque têm medo de cães e querem sentir-se seguras a andar na rua! Pessoas contatam porque vão com as crianças ao parque e elas podem apanhar doenças ou parasitas! Outras porque mete impressão ver as feridas de determinados animais! Entidades são obrigadas a ajudar por uma questão de saúde pública! Seja qual for a motivação, chegamos ao ponto onde percebemos que o nosso trabalho é essencial.. Precisamos acabar com o abandono, precisamos acabar com as ninhadas de animais errantes, precisamos de salvar todos os animais da rua e prevenir o aparecimento de novos! Porquê? Isso já depende de quem responde.. E o que nos interessa realmente é que nos deixem fazer o nosso trabalho, que as entidades públicas nos dêm as condições necessárias para evoluir, crescer e ajudar ainda mais! E que as empresas e pessoas que nos ajudam não parem de o fazer, e as que ainda nao ajudam se juntem a nós, independentemente da sua motivação!

Sem comentários:

Enviar um comentário