quarta-feira, 14 de junho de 2017

QUEM DÁ O MELHOR DE SI...

VERA PINTO
O que é ser super herói? Segundo o dicionário de língua portuguesa é uma “personagem fictícia dotada de poderes fantásticos e notável pelos seus feitos extraordinários em defesa do bem e da justiça”. Tendo em conta esta definição podemos então dizer que não existem super heróis, verdade? Mentira.

Imaginem só que todos nós podemos ser super heróis! Todos nós temos um poder fantástico, a solidariedade e podemos causar a diferença, salvando vidas.

Hoje celebramos o dia mundial do dador voluntário de sangue. Escrever sobre o tema foi a forma que encontrei de prestar homenagem a estes verdadeiros heróis.

“Dar sangue são 15 minutos da vida de cada um que podem representar anos de vida para um semelhante.”

De uma forma geral, o sangue é um composto de diversos tipos de células que têm como função manter a vida do organismo, levando oxigénio, participando da coagulação e protegendo contra possíveis infecções. Estas funções tornam este fluido imprescindível à sobrevivência de cada pessoa. Existem situações como cirurgias, tratamentos de cancro, doenças renais crónicas, entre outras que exigem reposição de sangue e, este fluido ainda não pode ser produzido artificialmente, não tem substitutos.Ou seja, por ser vital, nada pode ser utilizado no lugar deste tecido conjuntivo líquido (sangue), o que pode levar muitas pessoas a perderem sua vida.

A primeira transfusão sanguínea conhecida num ser humano foi realizada em 1667, em Paris, pelo médico Jean-Baptiste Denis, que trabalhava para o rei Luís XIV de França, e pelo cirurgião Paul Emmerez. Os dois clínicos trataram assim uma jovem paciente que sofria de sintomas anémicos, a qual melhorou bastante depois de ter recebido sangue de cordeiro. Em 1825, James Blundell, um obstetra de Londres, executou a primeira transfusão sanguínea homóloga, numa senhora que sofria de hemorragia pós-parto e cujo marido doou o sangue. Desde então, são tantos os casos de sucesso, são tantas as vidas que foram salvas graças à boa vontade dos dadores que só pode encher a humanidade de orgulho. Podem ser dadores de sangue todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

São imensas as campanhas e apelos para dar sangue e, nunca é de mais relembrar, pois dar sangue é mais do que um simples gesto de altruísmo, dar sangue é salvar vidas, dar sangue é ser um verdadeiro super herói, dar sangue é dar o melhor de si.

Sem comentários:

Enviar um comentário