domingo, 12 de março de 2017

SE A VIDA TE DER LIMÕES...

LÚCIA LOURENÇO GONÇALVES
Pois é, nunca uma expressão me pareceu tão necessária e ao mesmo tempo tão desajustada! Contraditório? Só à primeira vista…

De facto, usar os recursos que temos e adaptá-los à nossa realidade é uma necessidade, acontece que a sociedade atual é demasiado volátil e o que hoje se apresenta de uma forma, amanhã já poderá ser de outra, porque a realidade que vivemos não depende apenas de nós, mas sim de um conjunto de fatores e circunstâncias, aos quais muitas das vezes somos alheios.

Senão vejamos. Vivemos uma época em que, em termos profissionais muitas pessoas vivem num constante sobressalto e muito por causa do despotismo de algumas entidades patronais que se julgam donas e senhoras da verdade, lidando de forma mecânica e impessoal, com os colaboradores a que deviam, no mínimo, respeitar como pessoas individuais que são…

Afinal, um ambiente de trabalho saudável, também depende da aceitação que cada pessoa é uma pessoa, com valores, ritmos e qualidades diferentes, o que não significa que uns sejam melhores profissionais que outros. Apenas são diferentes!

E se existem pessoas mais qualificadas, ou com maior aptidão para uma determinada área, outras há que se identificam mais com outras áreas e não menos importantes, afinal, cada pessoa é boa naquilo com que mais se identifica e muito dificilmente se pode ter apetência para todas as áreas, e executar com perfeição as tarefas inerentes a todas elas! Porém, a dificuldade de adaptação a ritmos e tarefas, pode levar a uma autêntica e pavorosa “caça às bruxas”…

Em conclusão: aprendermos a lidar com as situações adversas que nos vão surgindo, adaptarmo-nos aos ritmos e exigências impostas é muito importante, mas aqui está uma situação em que não basta “ter limões para fazer uma limonada”, porque a resolução destas questões não dependem apenas de uma pessoa. Mas sim do bom senso de um conjunto de pessoas!

Sem comentários:

Enviar um comentário