segunda-feira, 6 de março de 2017

OXFORD CIDADE INSPIRADORA

TIAGO CORAIS
A 3 de Março fez três anos que comecei esta “aventura” no Reino Unido e irei partilhar neste espaço algumas curiosidades sobre Oxford, a cidade que tão bem me acolheu e que no qual me “apaixonei” desde o primeiro momento. 

Oxford é uma cidade fantástica para viver e mágica para quem a visita, fica relativamente perto de Londres (90 km), existem autocarros e comboios de 15 em 15 minutos que fazem o trajecto Oxford-Londres e vice-versa. Segundo estimativas visitam a cidade todos os anos cerca de 9 milhões de turista, sendo considerada a sétima cidade mais visitada de Inglaterra!

Famosa pela sua Universidade, que tem 800 anos, foi a primeira Universidade do mundo de língua Inglesa e ainda hoje é uma das melhores do Mundo, estando em todos os Ranking no top 10. São inúmeros os políticos, escritores, cientistas e Prémios Nobel que estudaram aqui! A Universidade é um motor da economia que influencia indirectamente outras actividades, como a saúde, a indústria gráfica, a indústria editorial e a ciência. Aqui estão situados Hospitais de topo mundial nas mais variadas áreas, estão instalados inúmeros parques da ciência que fomentam o aparecimento de novas empresas na área da saúde e da biotecnologia, que rapidamente se expandem e se internacionalizam.

Uma curiosidade cerca de 73% do emprego aqui é de conhecimento intensivo, em que 43% da população tem uma licenciatura. A indústria Automóvel também tem muito influência, é aqui que se produz o "jovem Britânico" Mini e quem quiser visitar a fábrica poderá o fazer, no entanto tem que se marcar com antecedência. Um sector que influencia também a economia local para além do Turismo, são as escolas de Inglês, que conseguimos encontrá-las em cada "esquina". Aqui vêm pessoas de todo o mundo, desde América Latina até à Ásia, que "vivem" aqui entre 3 a 6 meses para aprenderem ou aperfeiçoarem o seu Inglês. Uma nota, porque não exploramos o ensino do Português como um"produto" a "exportar" que poderia contribuir para o desenvolvimento da nossa economia local?

Oxford nos últimos 10 anos teve um crescimento populacional de 12%, sendo considerada a oitava cidade que mais cresceu em Inglaterra. Residem no perímetro urbano cerca de 155.000 pessoas e 45.000 pessoas residem nos "subúrbios" de Oxford. Ao passearmos por esta cidade facilmente nos cruzamos com 50 nacionalidades, para além dos turistas, cerca de 29% dos residentes não nasceram no Reino Unido, o que a caracteriza como uma cidade cosmopolita, multicultural e internacional. Também é uma cidade muito jovem, cerca de 32% das pessoas que vivem nesta cidade são jovens entre os 18 e 29 anos.

Um dos maiores problemas de Oxford é a habitação, comparável a Londres e segundo estimativas serão necessárias entre 24.000 a 32.000 novas casas até 2030. É muito comum muito dos novos residentes nesta cidade alugarem quartos, ou partilharem casa. São muitas as famílias que disponibilizam quartos para arrendar e até existe legislação própria. No entanto, o Inglês gosta muito da natureza e é característico todas as casas terem um jardim anexo à casa.

A maioria das pessoas que vive em Oxford e trabalha em Oxford desloca-se para o seu trabalho de transportes públicos, a pé ou de bicicleta. Foi aqui, em Fevereiro de 2013 quando visitei esta cidade pela primeira vez, que fiquei ciente que a bicicleta é um dos melhores transportes urbanos. Na semana seguinte comprei uma bicicleta e em Portugal passei a ir para o trabalho de autocarro e fazia os transbordos da estação de comboio para o trabalho de bicicleta, como também todas as deslocações menores a 6 km as fazia de bicicleta. A partir deste momento fiquei um fã na sua utilização.

Por todas estas coisas, Oxford é uma cidade muito agradável para viver, com inúmeros locais para visitar, termino esperando que vos tenha motivado a visitarem Oxford cidade inspiradora .

Sem comentários:

Enviar um comentário