segunda-feira, 27 de março de 2017

HIGIENE ORAL CORRETA – DIFERENTES IDADES

INÊS MAGALHÃES
A higiene oral deve ser realizada logo a partir da primeira amamentação do bebé e até ao fim da sua vida, independentemente da presença/ausência de dentes, variando apenas as técnicas e meios utilizados para esse fim.

CRIANÇA
Na criança, a higiene oral está dependente de vários fatores, mas essencialmente da idade da mesma.

- 0-3 Anos: a escovagem deve ser realizada pelos pais a partir da erupção do primeiro dente, 2x/dia (uma obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma gaze, dedeira ou escova macia de tamanho adequado. Mesmo antes da erupção dos dentes, devem limpar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida com água ou soro fisiológico, pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente à noite.

- 3-6 Anos: a escovagem passa a ser realizada progressivamente pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada por um adulto, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando uma escova macia, de tamanho adequado à boca da criança. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm de flúor) deverá ser semelhante ao tamanho da unha do 5º dedo da criança.

- >6 Anos: a escovagem é realizada pela criança, devidamente supervisionada e auxiliada caso não possua destreza manual suficiente, 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm de flúor) deverá ser do tamanho de uma pequena ervilha ou até 1cm.

JOVEM/ADULTO

Quer nos jovens, quer nos adultos, a higiene oral deve ser realizada com escovagem dentária 2x/dia (uma das quais obrigatoriamente ao deitar), utilizando escova macia ou média. A quantidade de dentífrico fluoretado (1000-1500 ppm de flúor) deverá ser de cerca de 1cm.

IDOSO

Os idosos devem realizar a higiene oral de igual forma aos adultos, contudo, diminuindo a sua destreza manual, esta deve ser auxiliada por um adulto.

PRÓTESE DENTÁRIA / IMPLANTES / COROAS

Nunca esquecer que para além da escovagem dos “dentes naturais” os “dentes artificiais” também precisam ser higienizados todos os dias. De salientar que a higiene destes últimos deve ser realizada de forma adequada aos mesmos.

FIO DENTÁRIO

A utilização do fio/ fita dentária coadjuva a higienização dos espaços interdentários e deve ser iniciada logo que possível. Por volta dos 8-10 anos a criança começa a ter a destreza manual e autonomia necessárias para iniciar o seu uso, devendo perpetuá-lo por toda a vida. O fio deve ser usado pelo menos uma vez por dia antes da escovagem dentária.

ELIXIR/COLUTÓRIOS

Estes podem ser úteis em determinadas situações de patologia oral, contudo o seu uso diário não é aconselhável. Um profissional de saúde oral saberá em que situações poderá/deverá usá-los, devendo recorrer a este para se aconselhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário