sábado, 25 de março de 2017

COMPETÊNCIAS PSICOLÓGICAS

ANTONIETA DIAS 
Muitas são as competências psicológicas responsáveis pelo sucesso desportivo, mencionaremos algumas que pela sua importância merecem ser referidas. Falaremos sobre:

1) Auto-estima que podermos definir como sendo o amor próprio, quer dizer o respeito e carinho por si mesmo. É certo que dificilmente poderemos defender os nossos direitos se não nos apreciamos sobre no que valemos. Nada podermos oferecer aos outros se não a tivermos dentro de nós. Para gostarmos dos outros temos em primeiro lugar de gostarmos de nós mesmos .

2) Criatividade é uma das funções psíquicas, que permite diferenciar os homens dos outros animais. Criar é elaborar algo de novo. Os níveis de criatividade são variáveis de pessoa para pessoa. Para criar necessitamos de usar os mecanismos inconscientes, resultantes da acumulação de experiencias, e conhecimentos da pessoa que em determinado momento se agrupam de forma adequada, dando lugar à criatividade e fazem com que os homens criem coisas extraordinárias. É através da psicologia cognitiva que são explicados estes fenómenos criativos resultantes da associação de uma serie de conhecimentos, que em determinado momento da vida nos dão a solução do problema de uma forma inovadora.

3) Imaginação que poderá ser definida como a capacidade que a pessoa humana tem de representar no seu pensamento coisas reais ou não. É através dseta faculade mental que se exprime a arte em todas as suas vertentes culturais que conduzem naturalmente ao progresso.

4) Humor (estado de ânimo) podemos defini-lo como sendo um estado sentimental agradável ou desagradável que acompanha uma situação ou uma ideia. O humor agradável ou desagradável pode manter-se durante muito tempo, sendo então denominado humor dominante .

Todos os estímulos ambientais e todas as circunstâncias que vêm do exterior fazem variar os estados de ânimo. Quanto melhor for o estado de ânimo das pessoas, mais ativas elas são, mais vitalidade têm, mais facilidade têm no diálogo e no relacionamento social. Integram facilmente qualquer ambiente, com maior capacidade para atrair acontecimentos mais divertidos e mais rapidez nos movimentos. Minimiza os acontecimentos da vida negativos, tendo maior tolerabilidade para os mesmos. A sua expressão vivencial é expansiva e extrovertida.

Quando estamos perante uma pessoa com humor triste as características são bem diferentes das descritas anteriormente. Estas pessoas tem tendência para o isolamento social, são pouco ativas, sem facilidade de integração no meio ambiente. Ao nível do pensamento, são lentos, unidirecionais e negativas. Dificilmente sorriem, o seu fácies é serio e triste. A sua expressão vivencial é triste e introvertida, podendo ser acompanhadas de tristeza, angustia e sofrimento. São pessimistas, mesmo que predominem os acontecimentos de vida positivos, encaram-nos sempre com apreensão. 

Poderá mesmo dizer-se que têm tendência para as desgraças.

5) A afetividade é um estado interior, pessoal e subjetivo que se exprime através dos sentimentos das emoções e das paixões. Podemos defini-la como a forma como somos afetados interiormente pelas vivências, por todo o ambiente que nos rodeia. “ Para os filósofos da antiguidade os estados afetivos e as paixões eram manifestações que perturbavam o repouso da alma.” ( Delay e Pichot, 1971). A afetividae pode definir-se como a grande dimensão do psiquismo que introspetivamente, permite apercebermo-nos da totalidade agradável ou desagradável dos diversos fenómenos psíquicos e extrospectivamente vai manifestar-se por modificações na intensidade do comportamento, observáveis, passiveis de registo e classificáveis. (Fonte. Rodriges Custódio; Mesquita Teixeira, J e Freitas Gomes M ., 1989). A afetividade conduz naturalmente à estabilidade afetiva que se manifesta por um clima de confiança com o próprio, permitindo viver com naturalidade as relações sociais, a amizade e o amor. Permite a expressão dos sentimentos de alegria ou tristeza de uma forma adequada e conforme as situações vivenciadas em cada momento. 

6) Motivação para o psicólogo Abram Maslow as necessidades motivacionais distribuem-se segundo uma hierarquia que obriga o individuo a satisfazer primeiro as necessidades básicas e depois as necessidades mais complexas (Maslow, 1970, 1987). O autor considerou que as necessidades motivacionais se poderiam agrupar e distribuir segundo uma pirâmide na qual as necessidades fisiológicas( comer, beber, dormir, sexo) estariam representadas na base e as de maior nível na parte superior . Para este autor a motivação máxima atingir-se-ia com a auto-realização. Em suma , as competências psicológica representam um grandes pilares da nossa vida, sem as quais não conseguiremos atingir o nosso bem estar interior.




Sem comentários:

Enviar um comentário