segunda-feira, 13 de março de 2017

A IMPORTÂNCIA DO FLÚOR

INÊS MAGALHÃES
O flúor é um mineral que pode ser encontrado largamente distribuído pela natureza. Ele existe na crosta terrestre, na água, incluindo nos oceanos e em alguns alimentos. Está cientificamente provado a extrema importância do flúor para a manutenção de uma correta saúde oral. Este mineral não só reduz a cárie nos dentes decíduos e permanentes, como também atua na reparação do esmalte dentário, aquando da presença de cáries precoces e incipientes.

O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas:

· Durante toda a fase de crescimento ele fixa-se quer nos dentes em formação/desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes decíduos e permanentes, que ainda não nasceram, quer nos ossos.

· Ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes e decíduos que já se formaram, ou seja, atua durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca.

A saliva, sobretudo após a alimentação, contém ácidos que causam a desmineralização (perda de minerais) nos dentes, aumentando a suscetibilidade à cárie dentária. Daí ser importante a presença de flúor na saliva, para que, noutros momentos, quando esta está menos ácida, ocorra justamente o oposto, a remineralização do esmalte dentário. Assim, a reposição do cálcio e do fósforo, anteriormente perdidos, quando o flúor está presente, ocorre de forma mais consistente, ajudando a fortalecer os dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização.

A administração de flúor às crianças tem sido alvo de controvérsia. Face à evidência disponível, e de acordo com as recomendações da Direção Geral da Saúde, é dada prioridade às aplicações tópicas sob a forma de dentífricos fluoretados administrados na escovagem dos dentes desde a sua erupção. Os comprimidos e gotas anteriormente recomendados só serão administrados após os 3 anos a crianças de alto risco à cárie dentária. Nesta situação, os comprimidos devem ser dissolvidos na boca, lentamente, preferencialmente antes de deitar. As ações de educação para a saúde devem, prioritariamente, promover a escovagem dos dentes com dentífrico fluoretado, uma vez que o uso sistémico de flúor pode provocar o aparecimento de fluorose dentária (excesso de flúor durante a fase de formação dentária, o que leva ao aparecimento de manchas brancas nos dentes, tornando-os mais fracos ao invés de mais fortes).

Em suma, o flúor é o melhor mineral para combater a cárie, ajudando a manter os dentes fortes, independentemente da faixa etária, devendo ser administrado durante a escovagem dentária, através do uso de um dentífrico fluoretado.

Sem comentários:

Enviar um comentário