terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

TREINADOR, O ALVO MAIS FÁCIL A ABATER

ANDRÉ QUEIRÓS
A imprensa e os adeptos de futebol comuns falam imenso dos Treinadores, julgando-os para o bem e para o mal, analisando ao máximo as suas decisões, colocando-se no lugar deles para tirar este e meter aquele, colocar a equipa mais ofensiva ou até mesmo contratar novos jogadores. Criticar os Treinadores é recorrente e vejo que especialistas em Direito ou Medicina o fazem com muita facilidade, mas qual a legitimidade e conhecimento deles para o fazer? E porquê o senso comum valoriza tanto a opinião desses sujeitos?

O Treinador é um alvo bastante fácil quando os resultados desportivos não são os melhores, no entanto, quem os critica normalmente fá-lo com tamanha leviandade, e sem conhecimento de causa, o que me deixa bastante surpreendido. Quando falamos do Treinador temos que lembrar que ele, ao mais alto nível, tem uma equipa técnica a operacionalizar as suas ideias, com profissionais qualificados para cada área que dispensam muitas horas a analisar e observar pormenores que passam despercebidos à grande maioria dos adeptos comuns. 

A liderança de um grupo como uma equipa de futebol é algo muito mais complexo do que as pessoas imaginam, e tomar decisões que são julgadas por milhares de pessoas e representam a sua alegria ou tristeza tem realmente muito que se lhe diga. Antes de apontar o dedo a qualquer treinador devemo-nos lembrar de uma coisa fundamental:

Haverá algum Treinador que toma uma decisão com o objetivo de perder, ou ver a sua equipa com o rendimento inferiorizado?

Certamente que não. No entanto os Treinadores, como qualquer outro profissional de outra área também comete erros, isso acontece, mas devemos perceber que atualmente as equipas técnicas têm muita formação, e de qualidade, o que lhes permite desenvolver bons trabalhos individual e coletivamente nos seus clubes. Eles passam horas e horas a analisar a equipa para no final influenciar os seus comportamentos e transformá-los numa ideia coletiva orientada para atingir determinado objetivo.

Em conclusão, quando ouvires ou leres alguém a criticar um Treinador procura saber se essa pessoa já pisou um campo de futebol ou liderou alguma equipa, caso contrário, não deves valorizar demasiado essa opinião. Ou já assististe a um paciente, antes de entrar na sala de operações, explicar ao Médico quais os procedimentos que este deve ter durante a cirurgia? Certamente que não.

Sem comentários:

Enviar um comentário