segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O PÉ E O FRIO

FÁTIMA LOPES
No inverno os pés à semelhança de outras partes do corpo têm tendência a permanecerem frios por longos períodos de tempo; este frio provoca vasoconstrição dos capilares, ou seja o sangue que flui nos pequenos vasos diminui.

Esta é uma característica muito frequente nos pés por se tratar de uma extremidade mais distante do coração. Neste contexto o CENTRO CLINICO DO PÉ (www.centroclinicodope.pt) esclarece uma série de conselhos práticos para cuidado dos pés durante esta estação.

· É muito importante que o calçado não comprima em excesso os pés, pois quanto mais apertados estão os pés mais dificultada se torna a circulação e um pé em que o sangue não flui corretamente torna-se cada vez mais frio.

· Não exponha os pés diretamente a fontes de calor porque as alterações bruscas de calor favorecem o aparecimento de lesões.

· Devem-se manter os pés sempre secos, pois os pés húmidos favorecem a sensação de frio; recomenda-se a utilização de calçado impermeável. 

· Deve-se praticar atividade física moderada nomeadamente caminhadas, este tipo de atividade evita a perda de calor corporal e promove o mesmo efeito no pé.

· Devem ser ingeridos líquidos suficientes água ou chá.

· Utilizar meias de algodão em vez de nylon.

· Deve massajar os pés pois aumenta a temperatura dos mesmos e logo a sensação de quente.

· Não fumar; este hábito dificulta a circulação sanguínea.

· Utilizar botas de água (galochas) só em dias de muita chuva, pois este calçado permite que os pés não fiquem molhados com a chuva mas favorecem a transpiração mantendo os pés frios.

· Deve descalçar-se em casa para que o pé respire.


Sem comentários:

Enviar um comentário