terça-feira, 24 de janeiro de 2017

PALESTRA AO INTERVALO: COMO MUDAR O RUMO DOS ACONTECIMENTOS EM 15 MINUTOS

ANDRÉ QUEIRÓS
A imprevisibilidade é algo que está bastante presente no jogo de futebol, e talvez essa grande probabilidade de acontecer algo fora do expectável é que torna este jogo tão apaixonante. Mas para o treinador uma primeira parte fora daquilo que tinha projectado com a sua equipa para aquele jogo representa uma desilusão tremenda e muitas vezes perdas irreparáveis para os segundos quarenta e cinco minutos. Que estratégias pode adotar o líder para mudar o rumo dos acontecimentos e colocar a equipa de volta ao jogo?

Primeiro e mais importante do que tudo o treinador e a sua equipa técnica devem ser capazes de perceber aquilo que se está a passar, ou seja, o porquê de a sua equipa não estar a corresponder aos problemas criados pelo jogo do adversário ou outros constrangimentos que estejam a acontecer. 
Em segundo lugar e depois de perceber o que está a acontecer de menos positivo o líder tem que estar preparado para encontrar soluções para os problemas de forma a que os jogadores percebam não só aquilo que está menos bem, mas que tenham acesso a ferramentas para corrigir esses mesmos aspectos. 
Em menos de quinze minutos o treinador deve fazer tudo isto e ainda comunicar de forma adequada ao contexto, ao grupo de Homens que tem consigo e de acordo com a resposta que ele quer obter. A comunicação deve ser curta e objetiva, tom de voz e linguagem corporal congruentes com a informação verbal e evitar o excesso de informação. O treinador deve saber ainda que mensagens individualizar para um único recetor e outras que deve transmitir para todo o grupo.

Tal como qualquer outro skill, a comunicação é treinável e para estar preparado para ter uma comunicação eficaz em situações de stress emocional para o interlocutor e para os recetores o líder deve fazer o seu trabalho de casa e tentar antecipar aquilo que poderá acontecer durante o jogo, desta forma estará pronto para argumentar e convencer o seu grupo daquilo que são as suas convicções e mais importante do que isso, levá-los a agir da forma que ele pretende e acha mais benéfica para a equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário