sábado, 14 de janeiro de 2017

MEDICINA A METRO…

ANTONIETA DIAS
O esquadro símbolo de retidão por excelência e companheiro inseparável do compasso representa a matéria que sustenta a imensidão da ciência médica.

Estes dois instrumentos simbolizam a excelência do rigor, da retidão e da exatidão que os médicos devem ter no desempenho da sua profissão. São duas Joias na Medicina contextualizadas no dever da lei, no saber, no direito e na virtude, sustentadas no pilar da humanidade.

O principiante usa-os como sinal de alerta que sinaliza cada um dos passos da sua marcha, para recordar a necessidade da investigação do médico, incentivando - o a trabalhar exaustivamente para conseguir adquirir o nível de conhecimento, de sabedoria e de espiritualidade exigível a um profissional que exerce a sua atividade com qualidade e humanidade.

O compasso pode ser considerado como um símbolo da espiritualidade, do conhecimento humano, da Sabedoria e da Justiça.

Sendo visto como símbolo da espiritualidade, a sua posição sobre o dever da boa prática médica varia conforme os valores de cada um, mas nunca em caso algum poderá inibir a qualidade exigível do cuidar bem o paciente.

A abertura do compasso indica o nível de conhecimento humano, não podendo ser limitada no máximo de 90 graus, isto é, um quarto do conhecimento.

A sua simbologia é muito variada, podendo ser entendido como o Símbolo da Justiça, com a qual devem ser medidos os atos humanos. Simboliza a exatidão da pesquisa e ainda pode ser visto como símbolo da imparcialidade e infalibilidade.

Na sabedoria da espiritualidade os compassos facilitam a execução musical de todas as virtudes dos médicos, definindo a unidade do tempo, o pulso e o ritmo da composição ou de partes mais profundas da perfeição médica.

A escolha da fórmula do compasso permite determinar uma pulsação como se de uma nota de música se tratasse. Cada pulsação, ou tempo, tem a mesma duração. Geralmente o primeiro tempo do compasso é tocado de forma mais forte ou mais acentuada. Esta alternância de pulsos fortes e fracos cria uma sensação de repetição ou circularidade entre a força do conhecimento e a fraqueza do mundo desumano.

Os compassos podem ser classificados de acordo com dois critérios: se levarmos em conta as notas que os compõem podemos dividi-los em simples, quando incluem iniciativas de pesquizas que sustentam o conhecimento embrionário e escassez de sabedoria do aspirante de medicina e compostos, quando estão alicerçados na Sabedoria, na Humanidade e na Beleza que são as três qualidades que o médico deverá desenvolver em si próprio. Se por outro lado consideramos a métrica eles podem, ser binários, ternários, quaternários ou complexos, contudo em caso algum deixarão de ser os alicerces para a obtenção da Sabedoria e da Perfeição na união do paciente e da ciência. 

O fio-de-prumo é constituído por um fio de nylon e por um peso de chumbo suspenso na sua extremidade inferior. Este é usado na construção civil para verificar a verticalidade (aprumo) de um elemento construtivo (pilar, parede e aresta).

Simbolizando a verticalidade, não pode ser dissociado da liberdade, continuidade, identidade, particularidade, profundidade, validade, sinceridade, lealdade, moral, Humanidade Universalidade, Sabedoria, Virtude e coesão interpares, sendo o objetivo final iluminar o médico na realização das boas práticas.

Importa ainda referir que os instrumentos de medida que auxiliam a medicina, não podem em caso algum determinar que os atos médicos transformem a ciência médica em números, avaliando o doente em segundos, premiando a velocidade no atendimento do doente e não a qualidade de prestação de cuidados ao paciente.

Se a medicina fosse matemática, os doentes seriam números, os médicos economistas e a decisão para investir e salvar a vida dependeria do valor do cifrão.

Em suma, a medicina não pode ser praticada a metro, o tratamento do doente não pode ser baseado no orçamento mais barato, nem no tempo de atendimento mais rápido

E os profissionais responsáveis não podem ser penalizados por cumprirem a sua missão que engloba ciência, humanidade engenho e arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário