terça-feira, 6 de dezembro de 2016

TRATAMENTO CORRETIVO DA ONICOCRIPTOSE ASSOCIADO A EXOSTOSE SUBUNGUEAL

Uma das patologias mais frequentes na consulta de podologia é a unha encravada (onicocriptose – www.centroclinicodope.pt); frequentemente está também associada uma exostose subungueal; ambas podem ser causa e consequência uma da outra.


Fig. 1: imagem de uma exostose subungueal

Na presença quer de unha encravada quer de exostose subungueal é muito importante a sintomatologia que apresentam, especialmente a incapacidade funcional e de aplicar um sapato torna-se assim necessário efetuar um tratamento podológico eficaz e definitivo.
É frequente em muitos casos encontrar pacientes tratados anteriormente a unhas encravadas por outros profissionais; efetivamente por um curto período de tempo o problema fica solucionado mas passados alguns meses observa-se uma distrofia ungueal e consequentemente um aumento da sintomatologia dolorosa, pois para além de a unha ter voltado a encravar existe também uma distrofia ungueal.


Fig.2: imagem radiológica da exostose

A exostose subungueal é um tumor ósseo benigno tem como localização preferencial o primeiro dedo do pé; o diagnóstico é confirmado por radiografia demostrando-se o crescimento ósseo anormal.

 O tratamento é cirúrgico.

Crónica de Fátima Lopes Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário