sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

POR TUDO E POR NADA

PEREIRA RAMOS E SUSANA FARIA
Com a chegada do inverno os pais muitas vezes por uma leve constipação, por um pequeno surto febril ou um simples pingo no nariz levam as crianças ao médico. Muitas vezes exacerbando alguns sintomas, com inúmeras preocupações e inseguranças que podem levar os médicos à prescrição exagerada de antibióticos.

O uso incorreto e abusivo de antibióticos é extremamente prejudicial a saúde das nossas crianças.

Os antibióticos que as nossas crianças tomam têm de ser sempre prescritos por um médico, nas doses corretas, a serem orientadas e bem explicadas pelo farmacêutico, incluído a preservação do medicamento e avisando para
qualquer efeito secundário que possa aparecer.

Nunca deve deixar de dar o antibiótico pelo tempo determinado pelo médico, como também nunca alterar as doses e os intervalos entre as tomas.

Nunca deve dar antibióticos receitados a outras pessoas com sintomas parecidos- lembre-se que nem todas as pessoas são iguais e o seu médico é que sabe sabe o melhor antibiótico para si e os seus filhos.

No caso de sobrar algum resto do antibiótico deite fora, não o guarde nem o ofereça a ninguém.

É conveniente ter consciência de que é totalmente proibida a venda de antibióticos nas farmácias sem prescrição médica.

Sabe-se, hoje em dia, que graças à prescrição de antibióticos por tudo e por nada existe uma grande quantidade de bactérias resistentes aos antibióticos, que tem vindo a aumentar levando ao risco de um dia os antibióticos que temos deixarem de funcionar e não haver cura para as infeções.

Sem comentários:

Enviar um comentário