segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

IMPORTÂNCIA DOS “DENTES DE LEITE”

INÊS MAGALHÃES
Os dentes decíduos, mais conhecidos por “dentes de leite”, começam a nascer por volta dos 6/7 meses de idade e, até aos 24/30 meses, a criança já possui esta dentição completa. Ela é constituída por 20 dentes, divididos em 10 dentes por maxilar: 

· 4 incisivos centrais, 
· 4 incisivos laterais, 
· 4 caninos,
· 4 primeiros molares,
· 4 segundos molares.

Por altura dos 4/5 anos de idade, o crescimento das arcadas dentárias (maxilar superior e inferior) provoca uma ligeira separação dos dentes de leite. Isto acontece porque, para além da dentição definitiva ter mais dentes (32 dentes), o seu tamanho também é maior, em comparação com os dentes decíduos que eles vão substituir, respetivamente.

Uma ideia ainda bastante comum é a de que a dentição decídua não é muito importante, uma vez que esta será perdida numa idade ainda muito jovem para dar lugar aos dentes permanentes. Assim, como é uma dentição que será substituída, qualquer dano ou perda prematura, não é relevante. Esta é uma visão errada e tem prejudicado muito o desenvolvimento dentário das crianças. 

Talvez por serem chamados de "dentes de leite", o leigo tende a pensar neles como sendo de “uso temporário”. Contudo, apesar de temporários, todos os dentes decíduos são “usados” pela criança, mais ou menos entre os 2 e os 7 anos de idade, ou seja, 5 anos no total e, alguns destes, permanecem em boca desde os 6 meses até aos 12 anos, 11 anos e meio na totalidade.

Sendo este os percursores dos dentes definitivos, a sua permanência em boca, até à altura da sua substituição natural, é de extrema importância. A perda precoce de um “dente de leite” é considerada hoje em dia como um dos fatores de origem e desenvolvimento de uma oclusão anormal dos dentes definitivos. Quando isso acontece torna-se necessário recorrer a um alinhamento dos dentes com um aparelho ortodôntico fixo, ou móvel.

Incentive os seus filhos a fazer uma higiene dentária correta desde cedo. Não basta lavar os dentes, é preciso saber lavar os dentes. O “dente de leite também é importante”!

Sem comentários:

Enviar um comentário