segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

LIANE SANTOS
A Fisioterapia Respiratória não passa apenas pelo tratamento, mas também a prevenção de patologias respiratórias. Além disso, as técnicas aplicadas visam melhorar a função pulmonar, libertar as vias respiratórias, expulsar secreções pulmonares.

A principal função do aparelho respiratório é a ventilação, visando manter o fornecimento adequado de oxigénio aos tecidos e remover, também de modo adequado, o dióxido de carbono, o sistema pulmonar tem também outras funções não respiratórias:

Regulação do Equilíbrio Ácido-Base;
Defesa
Mecânicas
Fagocitárias (actividade celular e humoral)
Imunitárias
Metabólicas
Fosfolípidos e estabilidade alveolar;
Hematológicas
Circulatórias
Permite a fonação


Há medida que as pessoas envelhecem alguns alvéolos são substituídos por tecido fibroso e, como tal, as trocas de oxigénio e de dióxido de carbono diminuem. O envelhecimento causa ainda uma diminuição das trocas gasosas através das membranas pulmonares. Dessa forma, a capacidade respiratória diminui, pois os músculos da respiração ficam enfraquecidos e o tecido pulmonar perde parte da elasticidade. Por volta dos 45 anos de idade a capacidade pulmonar é geralmente reduzida para cerca de 82% daquilo que se considera óptimo, por volta dos 65 anos essa capacidade ronda já os 62% e quando são atingidos 85 anos a capacidade pulmonar é já cerca de 50%.

Indicações da fisioterapia respiratória:

Recomendado em patologias pulmonares crónicas, como a asma, a bronquite crónica, o enfisema, as bronquiectasias, fibrose cística, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Todavia, é muito importante fazer uma correta avaliação do utente pois também existe o perigo de contra-indicações.

Avaliação do utente respiratório

Anamnese + Exame Subjectivo + Exame Objectivo

De forma a estabelecer ou confirmar um diagnostico, definir objectivos, delinear estratégias de intervenção e verificar resultados.

Anamnese
Características antropométricas
Idade
Peso
Altura
Historia Pessoal
Profissão
Estilo de vida
Hábitos de lazer
Antecedentes
Patologias broncopulmonares ou cardíacas
Patologias neurólogas ou ortopédicas
Patologias cutâneas
Historia familiar
Tratamento anterior
Medicação
Características da patologia actual
Inicio
Sintomatologia
Evolução
Características
Forma como o utente vê a patologia e de que forma esta afecta a sua vida
Sinais funcionais
Tosse
Expectoração
Dor
Dispneia


O fisioterapeuta procura aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões, utilizando técnicas manuais coadjuvadas de decúbitos, técnicas mais invasivas de maneira a mobilizar as secreções e por fim, expulsa-las.

Os exercícios e as técnicas que facilitam a respiração e a drenagem das secreções brônquicas costumam ser simples e de fácil execução. No entanto, é o fisioterapeuta que deve seleccionar os procedimentos adequados para cada caso específico, devendo igualmente executá-los com o utente para que este aprenda a efectuá-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário