quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA BELEZA

MÁRCIA CORREIA
A nossa sociedade é caracterizada pela valorização das questões individuais, pela renovação permanente, pelo culto às aparências e pelo consumismo. Para esta sociedade hiperconsumista, promover a aparência tornou-se fundamental.

Assim, o país pode estar numa das maiores crises financeiras de todos os tempos, mas a indústria da moda tem vindo a crescer nos últimos anos e isso reflete-se na influência do culto de um corpo perfeito, de uma barriga lisa, numa constante luta contra a balança, numa conta de calorias presente em cada refeição. Os meios de comunicação apresentam diariamente o glamour da glória e do sucesso de pessoas magras a terem êxito em tudo o que fazem, sem sofrer nenhum tipo de preconceito, apenas sucesso…

Deste modo, vivemos hoje numa sociedade que cultiva a beleza a qualquer preço, mesmo que isso ponha a nossa saúde em risco. Quantas vezes ouvimos falar de celebridades que na procura exagerada da beleza recorrem a cirurgias e depois saem com o rosto deformado de uma sala de cirurgia, como se fosse um castigo rigoroso pela vaidade ``suprema´´. E casos de pessoas que sofrem de bulimia e anorexia, na procura infundada de um corpo esbelto e magro. É comum vermos anúncios de emprego tendo como requisito uma boa aparência. Às vezes um requisito mais importante que a experiência e domínio no cargo para o qual se candidata.

Contudo, desde cedo que me lembro ouvir dizer que “um coração bonito é mais importante do que um corpo bonito”, mas nem sempre me fez muito sentido. No entanto, com o passar dos anos e com o amadurecimento próprio de cada etapa comecei a perceber a importância da beleza interior. Percebi que é crucial ponderar no nosso desenvolvimento pessoal a importância da mesma, em detrimento da beleza exterior que toda a sociedade parece valorizar, desvalorizando tudo o resto.

Deste modo, não devemos julgar ninguém pela aparência, devemos dar sempre uma oportunidade para conhecer as pessoas para além do que está visível aos nossos olhos.

Em suma, damos tanta importância para a beleza, que esquecemos os valores essenciais como a cultura, a honestidade e a responsabilidade. São eles que nos engrandecem como seres humanos, e não o número da roupa que vestimos. São as nossas atitudes e os nossos ideais que nos definem, e é por eles que seremos lembrados eternamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário