quinta-feira, 27 de outubro de 2016

HIPNOTERAPIA – POTENCIALIDADES DE UMA TERAPIA SOB MEDIDA

TÂNIA CARVALHO
A Hipnoterapia traduz-se num método psicológico não convencional, que tem como base o uso da hipnose para a resolução de problemas de natureza psicológica e psicossomática. É uma interessante combinação de relaxamento físico e mental.

Esta terapia dispõe geralmente da hipnose para a realização da psicoterapia. A hipnose não é por si só um tratamento, trata-se porém, de uma ferramenta importantíssima que o terapeuta dispõe de modo a poder realizar a psicoterapia.

A Associação Americana de Psicologia (APA) definiu a hipnose como “um procedimento durante o qual um profissional de saúde sugere que um paciente experimente mudanças de sensações, perceções, pensamentos ou comportamentos”. 

Em nenhum momento, nesta definição da APA, lemos que a pessoa perde a consciência.

Em hipnose a pessoa encontra-se, apenas e somente, num estado de atenção focada onde o paciente se foca mais o seu mundo interior, composto por crenças, valores e emoções, em detrimento da consciência periférica. 

Por sua vez, o objetivo da hipnoterapia é fazer com que o paciente tome consciência de certos comportamentos desviantes que produzem consequências indesejadas e ao mesmo tempo apresentar novos comportamentos com consequências desejadas.

É importante referir que o estado de transe é um estado natural e normal que todos vivenciamos, muitas vezes, no nosso dia-a-dia, que ocorre espontaneamente e pode ser sentido de várias formas. Este estado pode ocorrer quando, voluntariamente, nós escolhemos focalizar a nossa atenção em alguma coisa que nos interessa, ou seja, qualquer atividade que absorva a nossa atenção, que pode ser desde a leitura de um livro, ver televisão, dançar… Em suma, o transe é uma aptidão, ou capacidade natural/fisiológica, uma experiência do dia-a-dia.

Esta terapia é tão especial porque é formulada para fazer frente à singularidade das necessidades do individuo, e não limitar a pessoa de modo a encaixa-la numa teoria hipotética do comportamento humano. É uma terapia centrada no paciente, criando as circunstâncias nas quais os indivíduos possam responder espontaneamente e mudar. A hipnoterapia trata o individuo com todas as suas especificidades e idiossincrasias numa terapia sob medida. Uma terapia única e desenvolvida para si.

Sem comentários:

Enviar um comentário