terça-feira, 11 de outubro de 2016

CANSAÇO FÍSICO OU FADIGA MENTAL?

ANDRÉ QUEIRÓS
Quando olhamos para imagens como de Lionel Messi na sua selecção o primeiro pensamento que nos vem á cabeça é de que o jogador está cansado ou como se diz frequentemente no mundo do futebol, “ele está morto!”. A maioria das pessoas associa esta imagem a um cansaço puramente físico, ou seja, a fadiga recorrente da atividade física do atleta no jogo, no entanto, as coisas não são tão lineares assim. Caro leitor, como explica um atleta correr vinte ou trinta metros para pedir a bola a um colega, receber um passe e continuar a correr na tentativa de fintar dois ou três adversários e no momento em que perde a bola deixa de correr, e fica no local da perda a lamentar-se ou a pedir uma suposta falta? Este jogador perdeu todas as energias e não está mais disponível para o jogo? Na minha opinião as coisas não são bem assim.

Vejamos esta situação á luz da teoria da Periodização Tática em que o Professor Vítor Frade afirma que: “A tática é uma emergência, que é uma organização, e ela não é física, nem psicológica, nem técnica… Mas sem elas não existe!”. Com isto podemos concluir que o tático é que define aquilo que vai ser o meu treino e consequente adaptação. Desta forma posso afirmar que um jogador que esteja aparentemente “cansado” muito provavelmente está inadaptado ao jogar da sua equipa. 

Inadaptação Tática frequentemente provoca uma fadiga mental, do sistema nervoso central, que nos leva a tomar decisões precipitadas e muitas vezes erradas. Isto acontece mais quando nos faltam referências táticas de como, para onde, quando e com que propósito me devo movimentar e então o jogador começa a correr muito, e muitas vezes, mal, ou seja, sem estar dentro de uma ideia coletiva. 

Desta forma podemos concluir que quando o atleta aparenta cansaço este pode ter várias origens, sendo a mais frequente a inadaptação tática, visto que muito dificilmente e em condições normais nenhum atleta profissional que treine diariamente vai estar inaptado ao esforço específico que requer o jogo de futebol, no entanto, pode estar inadaptado á ideia de jogo da sua equipa e como o futebol é um desporto coletivo, e ninguém joga SOZINHO, ele vai sentir muitas dificuldades e passar um mau bocado.


Sem comentários:

Enviar um comentário