sexta-feira, 30 de setembro de 2016

EDUCAÇÃO: IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO FAMILIAR

JOÃO RAMOS
Para compreender melhor quais os factores que contribuem para o sucesso dos indivíduos, um investigador norte-americano seleccionou através de vários exames rigorosos, cerca de 730 crianças com idades entre os 5/7 anos sobredotadas ou com capacidades cognitivas acima da média. O seu percurso académico e profissional foi posteriormente analisado minuciosamente durante mais de duas décadas. Quando chegados à idade adulta, foram divididos em três grupos. Os 150 do topo ou integrados no grupo A obtiveram carreiras de sucesso formando-se em engenharia, medicina ou arquitectura, dos quais 90% haviam conseguido terminar o ensino superior com uma graduação. O grupo b, composto por 60% da amostra, foram classificados como registando uma trajectória satisfatória. Os 150 restantes com carreiras de baixas qualificações, como carteiros, seguranças ou porteiros foram incluídos no grupo C. Após comparar os níveis de saúde física, os interesses, os passatempos e de medir os seus QI´s, o único factor revelante encontrado pelo estudo foi o contexto familiar. Os pais do grupo A eram esmagadoramente provenientes das classes médias e média-alta (50% possuíam uma licenciatura), ao passo que os do grupo C pertenciam à outra margem, com famílias sem qualificações ou com menos de 8 anos de escolaridade. Mesmo nos estudos de avaliação de personalidade, os estudantes do grupo A evidenciaram sempre melhores resultados, apresentando-se mais atentos, interessados e participativos. O contexto familiar moldou-lhes o comportamento. Ao grupo C faltou uma comunidade de suporte, que lhe preparasse e estimulasse a sua carreira.

Esta investigação indica que, as reformas no sector da educação devem se concentrar no contexto familiar, através de uma maior participação da segurança social no apoio aos estudantes com famílias destruturadas. Além disso, desenvolvendo actividades extra curriculares de apoio a estas crianças, as escolas estariam a preencher uma importante função, que por várias razões os país são incapazes de compreender e assegurar.

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