sexta-feira, 16 de setembro de 2016

DIATERMIA - O QUE É E ONDE PODE SER UTILIZADO.

Diatermia (T-Care)
FILIPA PARREIRA
A utilização do equipamento T-Care designa-se por Tecarterapia, que consite numa técnica terapêutica de radiofrequência que combina a terapia manual com a diatermia profunda, permitindo tratar lesões músculo-esqueléticas e intervir na fisioterapia dermatofuncional.
A diatermia profunda consiste na penetração de calor nos tecidos a uns 8-15 cm de profundidade, ativando de forma natural o processo biológico regenerativo, mas sem provocar um aquecimento importante no tecido celular subcutâneo nem no tecido muscular.
Este tratamento é utilizado em distintos campos médicos e estéticos, em função da frequência de aplicação.

Que benefícios se conseguem respeito a outros tratamentos?

A Tecarterapia diferencia-se de outros equipamentos de termoterapia, como o infravermelho ou microonda, pois produz um calor profundo e endógeno, produzido pelo mesmo corpo. Esta técnica provoca, um aumento da atividade metabólica com um aumento do ATP, uma aceleração da reparação, um aumento da circulação sanguínea, drenagem linfática e a reabsorção de edema.
O primeiro efeito da corrente desta técnica é o aumento da temperatura. Porém, não é comparável a um aquecimento ‘desde a superfície’ como o que pode produzir um banho quente.
Em relação à evidência clínica, os resultados dos tratamentos da tecarterapia estão à vista, grandes equipas e atletas de elite mundial usam diariamente e é atualmente a tecnologia mais avançada na recuperação muscular aplicada em clinicas de fisioterapia especializadas.
Para que se utiliza?
A Tecarterapia é utilizada no campo da terapia física como um tratamento para patologias do fórum músculo-esquelético, atuando tanto na fase preventiva como para preparar as estruturas ajudando na reparação dos tecidos em lesão.
É essencial, para optimizar os resultados, combinar o tratamento com técnicas manuais de fisioterapia.
Aonde se pode aplicar?
Lesões músculo-esqueléticas:
  •  contratura muscular
  •  ruturas musculares
  •  tendinopatias
  •  entorses
  •  bursites
  •  cervicalgias
  •  dorsalgias
  •  lombalgias
  •  ciatalgia
Processos degenerativos a nível articular:
  • artrose (gonartrose, coxartrose, ...)
  • artrite (reumatismos…)
Fisioterapia Desportiva:
  • tratamento e recuperação em desportistas e prevenção de lesões evitando sobrecargas;
  • tratamento de lesões musculares;
  • tratamento de lesões tendinosas;
  • tratamento de lesões articulares.
Aplicação na Fisioterapia Dermatofuncional
A Tecarterapia é muito aplicada para tratamento de flacidez dérmica, através do seu efeito lifting, graças ao aumento da densidade de colagénio. É considerada um tratamento reafirmante por excelência.
O calor emitido por este equipamento alcança tecidos a vários centímetros de profundidade originando energia e forte calor sobre a camada mais profunda da pele enquanto a superfície mantém-se resfriada e protegida, causando contração das fibras de colagénio existentes, tornando-as mais eficientes na sustentação da pele e estimulando a formação de outras.
O calor gerado promove um aumento do fluxo sanguíneo e consequentemente melhora do trofismo, da oxigenação e do metabolismo celular.
A tecarterapia pode servir como uma forma alternativa para as pessoas que não pretendam submeter a procedimentos invasivos como cirurgias plásticas ou não obtém resultados satisfatórios com o exercício físico e dietas.

Nas imagens seguintes apresento um caso de uma paciente com alguma flacidez e com algum fibroedema gelóide.

A primeira imagem apresenta a 1ª sessão sem realizar qualquer tipo de intervenção e a outra imagem apresenta a 3ª sessão após intervenção de tecarterapia.


Sem comentários:

Enviar um comentário