quarta-feira, 31 de agosto de 2016

PRODUTOS NATURAIS: LOBOS NA PELE DE CORDEIROS?

VERA PINTO
“É natural não faz mal!”, “ Se não faz bem, também não faz mal!” são duas das expressões utilizadas para inúmeros produtos usados no campo da saúde, que na maioria das vezes não chegam à conversa no consultório médico.

Como profissional de saúde, a desvalorização que está a ser atribuída a este tipo de produtos preocupa-me, por isso resolvi partilhar a minha opinião.

Nenhum produto, seja qual for a sua origem, é isento de efeitos adversos e/ou contra-indicações. Quando nos referimos a um produto como natural estamos apenas a relembrar a sua forma de obtenção e, como tal, ele não deixa de ser um químico.

Cada pessoa apresenta características únicas desde patologias, alergias, intolerâncias, etc. que condicionam a escolha de determinado tratamento. Desta forma, para conseguirmos ganhos em saúde a terapêutica deve respeitar essas mesmas particularidades.

Enquanto farmacêutica, o apelo que faço é não menosprezem todos os tipos de produtos que estejam a usar, sejam eles naturais, suplementos alimentares, dispositivos médicos, medicamentos, chás, etc.; critiquem e não se deixem convencer pelas diversas campanhas publicitárias e procurem aconselhamento médico e/ou farmacêutico antes de iniciar qualquer tratamento.



Sem comentários:

Enviar um comentário