quarta-feira, 15 de junho de 2016

A CULPA É DO CID

ARMANDO FERREIRA DE SOUSA
Não, não ouso vir dissertar sobre o direito rodoviário, sobre a prioridade das esquerdas, das direitas ou daqueles que invariavelmente circulam pela faixa central…

Ao invés, venho por este meio, deixar patente a minha genuína preocupação com algumas das prioridades virais que ultimamente nos temos deparado aqui e além, algures pelas autoestradas da informação neste nosso pequeno país.

Começarei assim com um número: 19,5

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2014, a taxa de risco de pobreza, após transferências sociais do estado, cifrou-se em 19,5%.
Segue-se outro: 4 000 000 000.

Sim, quatro mil milhões, é este o número para o recém-descoberto “buraco financeiro” na Caixa Geral de Depósitos.

Do mesmo modo, números relativos a maus tratos a crianças e idosos, à violência doméstica, à corrupção, à fuga ao fisco, entre tantos outros indicadores reveladores de desenvolvimento social e económico, parecem igualmente continuar a demonstrar o nosso atraso e recrudescimento social, em contornos de verdadeiro escândalo.

Sucede porém que, pelo menos na opinião que se publica ( espero que não na opinião pública), tudo isto não nos aparece importante de todo.

De facto, enquanto se procura começar a falar aqui e além nos alegados 4 000 milhões de euros necessários para recapitalizar a Caixa Geral de Depósitos, eis senão quando aparece a verdadeira notícia, digna de abertura de jornais: parece pois que um conhecido cantor Português, há uns anos atrás, num canal de televisão por cabo que ninguém vê, ultrajou os Transmontanos com alguns considerandos jocosos! Mas que desfaçatez! Será que aquele senhor pensava que estava a falar dos alentejanos, alvo de chacota desde há uns anos e com os quais ninguém parece se importar?

Mas não, não estava a falar dos alentejanos, e é um facto que o vídeo daquela entrevista que quase ninguém viu, foi tornado público nas redes sociais e daí até à publicidade em canais de televisão nacionais foi num ápice. Que notícia! E a reação foi melhor daquela que se esperava, parece que muitos Portugueses quiseram devolver os insultos ao tal cantor, alguns até em dobro, ou triplo, tamanha é a generosidade das nossas gentes…

Diz-se inclusive que, cúmulo dos cúmulos, outros compatriotas até se terão oferecido para tratar da erradicação da vida terrena daquele mesmo cantor.

Já o mesmo não poderá dizer-se do anti herói Manuel Palito, distinto homem que foi recebido em palmas junto ao tribunal de São João da Pesqueira, após matar a tiro duas mulheres e ferir outras duas. Sim, assassinou a mãe da ex companheira e a tia da mesma. Não contente com a sua façanha ainda tentou assassinar a ex-companheira e a sua própria filha! Sim a própria filha!

Mas, por outro lado, mais uma vez a generosidade das gentes aqui foi revelada, tanto que ao que parece, durante o seu périplo de fuga às autoridades, aquele senhor foi ajudado por populares. E, pasme-se, teve até honras de página no Facebook com mais de 10 000 seguidores!

E cá estão as prioridades de alguns de nós!
Sei que o título prometia falar de sexo na praia, mas admito que era só mesmo para vos enganar…

Prioridades à parte, a culpa é do Cid!"

Sem comentários:

Enviar um comentário