sábado, 4 de junho de 2016

10 EXCELENTES DESTINOS PARA UMA ESCAPADINHA LOW COST

CARLA AFONSO
Portugal é lindo, já o tenho dito muitas vezes e não me canso de dizê-lo. Uma escapadinha low cost faz-lhe bem à carteira e à alma. Há poucas coisas tão boas para recuperar energia e disposição do que tirar uns dias a dois, em família ou com amigos para um fim-de-semana prolongado. Tire uns dias para descansar e vá para fora cá dentro ou, se está perto da fronteira, dê um saltinho ao país vizinho.

1. GERÊS
MIRADOURO DA PEDRA BELA
Com uma beleza natural absolutamente incomparável e um invejável património histórico e cultural, o Gerês assume atualmente o papel de uma das mais populares e turísticas regiões do nosso país. Renda-se aos seus encantos e prepare-se para uma escapadinha low cost animada por cristalinas lagoas, uma cerrada vegetação, esplendorosas cascatas e pitorescas aldeias de granito, que nos remetem para o nascimento de Portugal. Irresistível.

Onde ficar: Gerês Guest House; Hotel Central Jardim; Verde Pinho

2. CAMINHA

Com uma localização privilegiada, esta bonita vila do Norte de Portugal fica na foz do Rio Minho, usufruindo de belíssimas paisagens, repletas de extensas praias e de uma luminosidade única. Uma vez nesta localidade histórica, não deixe de visitar a encantadora praça central, as ruínas do Forte da Ínsua, a impressionante Igreja da Matriz, que data do séc. XV, entre tantos outros marcos imperdíveis.

Onde ficar: Muralha de Caminha; Design & Wine Hotel; Palacete Villa Idalina

3. SERRA DA ESTRELA
A Serra da Estrela é muito mais do que a montanha e brancos gelos glaciares: trata-se de uma região encantadora, repleta de imponentes paisagens, pitorescas aldeias históricas, típicas vilas serranas, impressionantes castelos e deliciosas iguarias, entre vários outros pontos de interesse. Assim, sem pressas, deixe-se perder entre caminhos sinuosos e belos cursos de água, absorva a imensidão dos vales, desfrute da serenidade incomparável das vistas de perder a respiração e delicie-se com um incomparável queijo da Serra, acompanhado de enchidos ou mel.

Onde ficar: Casa da Moreia; Hotel Covilhã Jardim; Hotel Berne

4. ALBUFEIRA

Praia da Rocha - Albufeira

Esta é uma daquelas escapadinhas Low Cost que deve feita na altura da primavera, uma vez que no verão os preços disparam sem piedade. E a verdade é que Albufeira, uma das principais regiões turísticas do país, é mesmo digna de uma visita: muito mais do que fabulosas praias de areia fina, águas cristalinas e clima marcadamente mediterrânico, aqui vai poder desfrutar de uma incomparável animação noturna e um artesanato bem típico e original, além de um impressionante património histórico e cultural. Não dispense uma visita ao ex libris da cidade, a Torre do Relógio, nem deixe de adquirir uma típica boneca de trapos.

Onde ficar: Apartments Marina Albufeira; Villa Rocha; Casa Mitchell

5. ESTARREJA
Esta localidade desenhada pela ria e pela paisagem tem encantos que a maior parte dos portugueses desconhece. Não seja um deles, tire uns dias para descobrir: um património natural absolutamente incomparável, que inclui 500 km de frente ribeirinha recheada de Esteiros e Ribeiras; impressionantes representações da corrente artística e arquitetónica conhecida como “Arte Nova”; imponentes edificações que constituem incontornáveis exemplos do património religioso português; e muito, muito mais. Qualidade de vida, conforto e descontração entre campo e cidade, assim vai ser a sua escapadinha low cost em Estarreja.

Onde ficar: Casa do Cais; Casa da Ti Laura

6. PESO DA RÉGUA
Nos socalcos da Régua estão as paisagens mais deslumbrantes, a comida mais reconfortante e o melhor vinho do mundo. Uma região perfeita para uma escapadinha low cost. Não deixe de ir ao Pinhão comprar alheiras no talho em frente à Estação.


Cais da Régua

Onde ficar: Casa do Romezal; Casa N. Sra. do Carmo; Hotel Régua Douro

7. ZAMBUJEIRA DO MAR
O The Guardian elegeu as praias alentejanas como as melhores do mundo e, eu não posso concordar mais. Tire uns dias para uma escapadinha low cost na Zambujeira do Mar e desfrute dos melhores caracóis à beira mar. Mas o litoral alentejano vai surpreendê-lo em qualquer altura do ano. Não deixe de conhecer Porto Covo, a Comporta ou Milfontes.

Onde ficar: Monte do Zeca; Casa da Praia; Hakuna Matata Hostel II

8. GALIZA
CORUNHA
Mais a norte, recomendo uma escapadinha low cost em terras galegas. Perca-se nas ruas históricas e pitorescas de Santiago de Compostela, delicie-se com o marisco na Corunha ou tenha o melhor dos dois mundos em Vigo: uma cidade cosmopolita com uma das melhores praias da Europa, as selvagens Illas Cies.

Onde ficar: Hotel Vigo Plaza, em Vigo; Hotel Gastronómico San Miguel, em Santiago de Compostela; Pensión Las Rías, na Corunha

9. ALDEIAS DO XISTO
Vinte e sete aldeias, de dezasseis concelhos, entre Castelo Branco e Coimbra, fazem parte da rede das Aldeias do Xisto. As aldeias das montanhas de xisto estavam em ruínas mas agora recebem quem os visita renovadas e de braços abertos. A não perder os passeios pedestres, de BTT ou as praias fluviais.

Onde ficar: Inatel, em Piódão; Hotel da Montanha, em Pedrógão Pequeno; Casa da Comareira, em Góis

10. COSTA NOVA
Numa das zonas mais bonitas de Portugal, entre a ria e o mar, casas às riscas esperam por si. Estas casas, conhecidas como Palheiros, alegram as ruas e as vistas mas há mais na Costa. É famosa pelos burriés, as enguias e bons pratos de marisco e bacalhau.

Onde ficar: Hotel Azevedo, na Costa Nova; Varandas da Ria, na Costa Nova; Hotel de Ílhavo Plaza & SPA, em Ílhavo

Boas escolhas e boa viagem low cost!

Sem comentários:

Enviar um comentário