segunda-feira, 30 de maio de 2016

DISMETRIA - O QUE É?

FÁTIMA LOPES 
A diferença de comprimento dos membros inferiores é designada por dismetria ou heterometria ou seja é a diferença entre os comprimentos (uma perna maior do que a outra), causada por alteração anatómica ou estrutural dos membros inferiores. Estas alterações podem aparecer por posturas viciadas de um membro ou por aumento desigual real dos membros inferiores.

A apresentação clínica varia com a severidade da disparidade da longitude dos membros, as diferenças menores de 0,5 a 1,5 cm entre o lado direito e o esquerdo são muito comuns; frequentemente os pais e paciente não se dão conta dessa desigualdade entre ambos os lados.

Pode afetar vários segmentos da mesma extremidade ou várias extremidades (alongamento de um lado e encurtamento do outro). O diagnóstico deve ser efetuado por um médico e ou Podologista/Podiatra; pois ocasionalmente pode ser complicado determinar qual é o lado “normal “e qual o mais longo ou curto visto que é na extremidade inferior que se estabelecem compensações, equilibrando a pélvis. Na extremidade inferior altera-se a báscula pélvica, a estabilidade, o equilíbrio ou a marcha e se deteta contraturas articulares na anca, joelho e tornozelo.

O joelho e a anca podem também compensar com extensão do membro mais curto e /ou flexão do membro mais longo.

Se a perna é deixada descompensada, a espinha ilíaca anterior e posterior estão mais baixas no lado da perna mais curta o que por sua vez poderá resultar num desnivelamento sacral e/ ou escoliose.

A Dismetria interfere na marcha e na corrida?

Sim, a dismetria tem efeitos na marcha, corrida, postura e deambulação e pode causar fraturas de stress no fémur e na tíbia e o membro mais longo responsável por lombalgias (dores na coluna vertebral); causador de escolioses (desvios na coluna vertebral). Existe também uma forte correlação entre o membro mais longo e fasceíte plantar unilateral (dor na planta do pé).

Qual o tratamento para a Dismetria?
O tratamento para a dismetria será sempre ortopodológico através da aplicação de uma ortótese plantar personalizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário