terça-feira, 3 de maio de 2016

CONSTIPAÇÕES FINANCEIRAS

RUI CANOSSA
Antigamente dizia-se que quando os EUA espirravam o mundo apanhava uma constipação, agora é a China que quando fica com o pingo no nariz o mundo começa a ter suores frios e tremuras. De facto, a China cresceu em 2015 ao ritmo mais lento dos últimos 25 anos, o que significa desde logo uma queda na procura por parte da China e se a china não compra os outros países não vendem.

O FMI aponta para um crescimento de 1.5% este ano na Zona euro. A Alemanha vai crescer 1.5%, a França 1.1%, a Itália 1%. A Alemanha e a França são dois dos nossos principais mercados de destino das exportações e a ajudar à festa a Espanha também vai desacelerar e esta é responsável por cerca de 25% das nossas exportações. Assim sendo Portugal vai crescer 1.4% em 2016. E é bom lembrar que o atual orçamento foi feito com base num crescimento corrigido de 1.8% pois o governo apontava para os 2.4%. Ora este acontecimento marca uma redução das receitas fiscais que o governo esperava arrecadar com o crescimento em 1.8% E menos receita pode significar mais défice orçamental, prevê-se 2.9% contra os 2.2% previstos inicialmente.

E aqui põe-se a questão que a Comissão Europeia tem feito sentir junto do governo. É preciso cortar mais de 700 milhões de euros na despesa pública. Então vem aí mais recessão? A juntar a isto há a tão falada crise do crédito malparado dos bancos portugueses que segundo a estimativa já vai em 20 mil milhões! Mas pelos vistos Bruxelas apoia a injeção de dinheiro no setor bancário, sem saber muito bem de onde virá o dinheiro.

Por causa destas constipações estou a ver que a economia pode apanhar uma pneumonia não tarda nada! Previnam-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário