terça-feira, 19 de abril de 2016

BIRD DESPORTO

VASCO VIANA 
Liga Portuguesa – Análise da Jornada

Mais uma jornada fundamental para as aspirações do Sport Lisboa e Benfica e para o Sporting Clube de Portugal na conquista do título de campeão nacional e agitada pela necessidade do Futebol Clube do Porto sacudir a crise de derrotas no momento da reeleição do seu presidente.

Na Luz, o Benfica venceu com dificuldades o Vitória de Setúbal. A mobilidade ofensiva dos encarnados revelou-se menos eficaz. Alguns jogadores estiveram abaixo do seu rendimento tradicional, acusando o cansaço de uma temporada longa e exigente. A equipa sadina, como vem sendo habitual, procurou apresentar um futebol positivo, depositando confiança na capacidade de troca de bola e de retenção/progressão individual e colectiva. Aproveitou também a menor disponibilidade física dos visitados em pressionar o início de construção adversário. O SLB marcou novamente de bola parada, um dos pontos fortes da equipa orientada por Rui Vitória, aproveitando o potencial relegado por Jorge Jesus. A equipa encarnada acabou o jogo com um grande susto. O Vitória quase que marcou nos momentos finais do jogo, o que colocaria o Benfica em segundo lugar no campeonato em igualdade de pontos com o Sporting. As lesões que assombraram jogadores como Gaitán, Sálvio, Nelson Semedo, Mitroglou e Fejsa, impedem que o rendimento da equipa seja alto e uniforme durante os 90 minutos de jogo.  

O Sporting, ganhou de forma justa, mas pela margem mínima no campo do Moreirense. O único golo da partida marcado por Slimani resultou de um aparente fora-de-jogo não assinalado. A equipa do Sporting pareceu igualmente menos intensa que o habitual na circulação de bola. Em contrapartida, parece-me que neste momento, é a equipa com menor risco de sofrer golos e na qual a dupla de meio-campo William-Adrien aparece como principal fator de solidez coletivo.

O Futebol Clube do Porto, venceu de forma convincente o Nacional da Madeira, recorrendo a uma equipa titular com cinco jogadores portugueses, facto este que não se verificava desde a época de 2010/2011. A ausência de Brahimi permitiu acelerar a fase de finalização e a incorporação de Sérgio Oliveira colaborou na construção de jogo interior da equipa. Os sinais mostram que a equipa azul-e-branca poderá atacar o próximo campeonato recorrendo a contratações cirúrgicas para cada um dos sectores do plantel e aproveitar alguns dos jogadores utilizados na equipa B.

Futebol Internacional
Em semana de Liga dos Campeões, o SLB foi eliminado pelo Bayern Munique. Apesar da meritória réplica dada, ficaram claras as dificuldades de controlo de posse de bola da equipa de Lisboa, justificadas em parte, pelas ausências de Gaitán e de Jonas, precisamente aqueles jogadores com maior potencial de controlo de bola da equipa.

O Atlético de Madrid eliminou o favorito Barcelona e o Manchester City despachou a equipa francesa do PSG. Estes resultados poderão ter consequências. “Cholo” Simeone será talvez o principal candidato ao prémio de melhor treinador do ano de 2016 e, em uma apreciação oposta, Laurent Blanc e Luis Enrique poderão abandonar o comando técnico das suas equipas no final da temporada.


Antoine Griezmann bisou. DR Independent.

Na Youth League o Chelsea sagrou-se bicampeão após vencer na final o Paris Saint Germain.

Topo
A equipa de Voleibol do Fonte Bastarda aplicou na ilha Terceira um parcial de 3 x 0 ao Sport Lisboa e Benfica na final do campeonato nacional, adiando a decisão do título para o próximo sábado 23 de abril em Lisboa.

Vitória afirmativa da equipa açoriana. DR Jornalacores9.

O Futebol Clube do Porto venceu o terceiro jogo da meia-final da Liga Portuguesa de Andebol, impondo-se ao Sport Lisboa e Benfica no Dragão Caixa. O quarto jogo fica marcado para esta quarta-feira 20 de abril na casa do clube encarnado. A equipa nortenha venceu ainda o rival na modalidade de Basquetebol, em jogo da época regular efetuado em Lisboa, quando tinha já ganho na primeira volta do campeonato em sua casa.


Gilberto Duarte em ação ofensiva no Dragão Caixa. DR FC Porto.

A Liga Portuguesa de Futebol decidiu promover alterações nos horários dos jogos a serem disputados na próxima época desportiva de 2016/2017 na competição da 1ª Liga. À semelhança do que foi aplicado na presente época na 2ª Liga, realizar-se-ão jogos às 11H, 16H e 18H, não podendo o último jogo do dia iniciar posteriormente às 20H. Decidiu ainda, que todos os jogos passarão a ser televisionados. As alterações mencionadas pretendem promover o aumento das audiências e o número de espetadores que se deslocam aos estádios. Julgo que estas medidas beneficiarão todos os clubes, principalmente aqueles que não são considerados como grandes, pela forma como prevê garantir um acréscimo de receita.

Joel Rocha, treinador de Futsal do Sport Lisboa e Benfica, é candidato a melhor treinador do mundo de Futsal em 2015 pela revista Futsal Planet num universo de 10 nomeados.


Fundo
Destaca-se pela negativa a morte do atleta português João Carvalho em combate disputado na Irlanda na modalidade de MMA (Artes Marciais Mistas), consequência de um derrame cerebral. Refira-se que antes da competição, todos os praticantes assinam um termo de responsabilidade, referindo que se encontram cientes dos riscos inerentes à modalidade. Este documento não funciona no entanto como seguro de vida, pelo que em caso de lesão ou morte não ativa qualquer tipo de indeminização. O acidente cerebral foi provocado por um conjunto de socos disferidos na cabeça do atleta luso. Enquanto profissional da área do desporto entendo que este tipo de modalidade não dignifica os valores éticos que deverão estar associados à prática desportiva. Alguns praticantes da modalidade referiram após o óbito que uma das formas de respeitar a memória do seu colega, seria a de não associar a modalidade a contextos de violência excessiva ou de risco elevado para a saúde. Aceitando a opinião de terceiros, julgo que todos aqueles que condenam as práticas irrascíveis do MMA, pretendem também respeitar a vida humana com as suas opiniões. Com origem no denominado vale-tudo, nome substituído por MMA de forma a evitar o preconceito de violência, combina várias modalidades de combate. Incluí socos do Boxe, pontapés do Kick-Boxing e até mesmo chaves e projeções do Judo e da Luta. O termo vale-tudo reporta-se precisamente a esta aglutinação. Existem regras é certo, mas em pequena quantidade. Numa fase da existência humana, na qual a disputa financeira se acentua, vários são os atletas que arriscam a vida de forma a garantir um título, uma vitória, um patrocínio, um lugar na história. Em vários casos esta ânsia vai longe de mais, despertando fatalidades. Casos igualmente pertinentes encontram-se nas modalidades ditas radicais. A coabitação com fenómenos naturais extremos, sejam ondas gigantes, montanhas inclinadas, ou outros desafios, encerra obviamente um elevado risco. A morte, enquanto ocorrência sempre lamentável, poderá no entanto acontecer em contextos menos dignificantes como sejam as lutas físicas utilizadas no MMA. Impõem-se a criação de regulamentos mais precisos e restritos não apenas no MMA, mas também no Boxe ou por exemplo no Futebol Americano, modalidades estas que promovem danos cerebrais em consequência dos fortes impactos sofridos pelos praticantes.

Morte de atleta português João Carvalho. DR YouTube.

O FC Barcelona perdeu a vantagem pontual na Liga Espanhola de Futebol após o terceiro desaire consecutivo (Real Madrid, Real Sociedad e Valência). Uma série de derrotas que não se assistia desde o início do século. O pesadelo culé tem na opinião da imprensa espanhola as seguintes origens: (i) menos golos marcados pelo triplete MSN (Neymar apresenta menor rendimento em consequência dos boatos associados à sua renovação e Messi baixou de forma possivelmente devido à sua implicação no escândalo dos “Panamá Papers”), (ii) as três derrotas consecutivas coincidiram com o regresso dos jogadores após a paragem do campeonato para disputarem jogos internacionais pelas suas respetivas seleções (os analistas indicam que Alba, Iniesta ou Mascherano andam cansados), (iii) o excesso de envolvência de alguns dos seus jogadores nas redes sociais o qual perturba a estabilidade emocional da equipa (Piquet destaca-se pelas provocações anti-madrilistas), (iv) a falta de liderança no balneário após o afastamento dos míticos capitães Xabi e Puyol (a brincadeira de Daniel Alves nas redes sociais relativizando o afastamento do Barça da Champions não foi bem recebida pelos adeptos blaugranas e afirma-se que em outros tempos essa atitude do jogador brasileiro não existiria), (v) as críticas internas a Luis Enrique (a imprensa indica que alguns pesos-pesados da equipa criticaram o seu treinador pela excessiva rotatividade que utilizou no jogo contra a Real Sociedad, deixando de fora do onze titular jogadores como Suárez ou Alba), (vi) a falta de soluções da equipa com Rafinha e Mathieu lesionados e Arda Turan pouco utilizado e (vii) a frustração emocional provocada pela derrota com o eterno rival Real Madrid.

Nova derrota do Barcelona. DR As.

A Agência Mundial Antidopagem retirou a acreditação internacional do laboratório português sediado em Lisboa da Autoridade Antidopagem de Portugal. Figuras destacadas do desporto nacional sugerem que esta medida resulta do desleixo político recente, levando ao retrocesso de qualidade que havia sido conquistado pela equipa do Doutor Luís Horta.

Ouro
Rafael Nadal venceu este domingo a final do Master 1000 de Monte Carlo em Ténis, derrotando por 2 sets a 1 o francês Gael Monfils. Trata-se de uma vitória no primeiro torneio da época de terra batida do circuito ATP. O tenista maiorquino estava afastado dos grandes títulos desde 2015. Após um conjunto de lesões, voltou às vitórias no seu piso preferido, no qual tem sido dominador. Um pouco ainda distante da excelente capacidade de deslocamento a qual lhe permite defender um número quase que interminável de ataques adversários e preparar com estabilidade a utilização da sua direita, Nadal volta a exibir o seu jogo demolidor, desgastante para qualquer adversário. Para além de continuar a apresentar a sua famosa direita na passada, utiliza atualmente mais subidas à rede, cortes de bola e amorties. Com esta vitória igualou o registo de Novak Djokovic, com 28 vitórias em competições de perfil Master 1000.

Potente direita de Rafael Nadal. DR Eurosport.


Curiosidades
Os regulamentos internacionais de futebol irão sofrer na próxima época desportiva de 2016/2017 uma importante alteração. Em situações de golo eminente perturbadas por faltas ou infrações defensivas involuntárias, será apenas averbado o cartão amarelo em detrimento da amostragem do cartão vermelho tal como atualmente ocorre. Deixa assim, em alguns casos, de funcionar a chamada tripla penalização (cartão/expulsão/penalti). O cartão vermelho deverá ser apenas aplicado em situações defensivas deliberadas ou intencionais. Resulta desta alteração que será de responsabilidade da equipa de arbitragem, deliberar sobre a intencionalidade da ação defensiva, podendo incrementar em alguns casos as críticas pejorativas. Na minha opinião, devendo os regulamentos desportivos proteger o espetáculo e as ações ofensivas, deverá existir espaço para que os defensores procurem de forma igualmente intensa e nobre, anular as ações ofensivas. Pelo que, é legítimo não penalizar excessivamente um atleta que lutou pelo seu direito ao desarme defensivo.


Alterações disciplinares no futebol internacional. DR Gettyimages.


Calendário Desportivo Semanal (mês de abril)

ü  16 A 24 – TÉNIS: ATP WORLD TOUR 500 DE TERRA BATIDA EM BARCELONA (ESPANHA)
ü  20 – ANDEBOL: MEIAS-FINAIS DA LIGA PORTUGUESA COM O SPORT LISBOA E BENFICA X FUTEBOL CLUBE DO PORTO E SPORTING CLUBE DE PORTUGAL X ABC (LISBOA)
ü  21 A 24 – JUDO: CAMPEONATO DA EUROPA DE JUDO EM KAZAN (RÚSSIA)
ü  22 A 24 – FASE FINAL DA UEFA FUTSAL EUROCUP EM GUADALAJARA (ESPANHA) COM A PARTICIPAÇÃO DO SLB (PORTUGAL) / INTER FS (ESPANHA) / UGRA YUGORSK (RÚSSIA) / PESCARA (ITÁLIA)
ü  23 – VOLEIBOL: ÚLTIMO E DECISIVO JOGO DA FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL COM O JOGO ENTRE O SPORT LISBOA E BENFICA E O FONTE BASTARDO (LISBOA)
ü  23 DE ABRIL A 1 DE MAIO - ATP WORLD TOUR 250 DE TERRA BATIDA NO ESTORIL (PORTUGAL)
ü  24 – ATLETISMO: MARATONA DE LONDES (INGLATERRA)
ü  24 – MOTOCICLISMO: MOTO GP GRANDE PRÉMIO DE JEREZ DE LA FRONTERA (ESPANHA)
ü  25 A 27 – ESGRIMA: CAMPEONATO DO MUNDO NO RIO DE JANEIRO (BRASIL)


Sem comentários:

Enviar um comentário