terça-feira, 19 de abril de 2016

APRENDA A SER BEyOnd HEALTHY

INÊS MAGALHÃES
O gosto, o fascínio, o grande interesse e talvez uma enorme dedicação ao longo destes anos, foram o mote para a partilha de momentos saudáveis e receitas versáteis.

Uns poderão afirmar que é obsessão, afirmação, ou excesso de preocupação. Eu digo que é paixão, que vai para além do que os outros possam pensar, que faz parte da minha história, que me faz sentir bem e feliz, que é o meu dia-a-dia, a minha maneira de ser, e é até um pouco da minha vida profissional.

Licenciada em Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, actualmente Técnica Superior de Desporto, desde cedo descobri o gosto pela prática Desportiva e mais tarde pelo fascínio da alimentação saudável e da confecção das minhas próprias receitas. Combinar ingredientes, descobrir novos sabores, criar pratos coloridos, cheios de saúde tornou-se uma rotina que decidi partilhar nas redes sociais numa página intitulada BEyOndhealthy.

A BEyOndHealthy pretende mostrar a todos vocês que o amor e a paixão naquilo que fazemos resulta em coisas fantásticas na nossa vida. A minha preocupação vai muito mais para além daquilo que é saudável, pretende enfatizar aquilo que nos faz sentir bem connosco próprios.

Não sou nutricionista, no entanto esta é uma área com a qual me identifico bastante, e que estará sempre interligada com a minha área profissional. Porém, não pretendo ensinar ninguém a comer, nem impor uma prescrição ideal de como nos devemos alimentar, pelo contrário, pretendo inspirar todos aqueles que se preocupam consigo mesmo, que pretendem fazer escolhas mais saudáveis e que adoram experiências na cozinha, a tornar as suas refeições apetecíveis e com um valor nutricional muito melhor.

Na verdade, por muito que partilhe vários alimentos e diferentes receitas não quero, nem controlo a quantidade que cada um vai ingerir. E por essa razão deixo a vosso cargo a responsabilidade neste processo. Obviamente, não existem alimentos proibidos, não há alimentos claramente “bons” nem “Maus” e nenhum alimento por si só tem a capacidade de nos engordar como por vezes ouvimos dizer. A fórmula ideal está na maneira como o confeccionamos, na consciência que temos daquilo que fazemos, e na quantidade daquilo que ingerimos.

De igual modo, na prática de Actividade Física não defendo o pilates em prol do step, nem o Zumba em vez do crossfit. São modalidade completamente diferentes com objectivos distintos, cabendo a cada um de nós optar por aquilo que nos faz sentir bem, o que gostamos e o que nos motiva. Aquilo que são os nossos objectivos, aquilo que nos ajuda a ser mais fortes, a encarar o dia-a-dia, e se assim o entenderem porque não fazer as duas coisas. Afinal ser saudável é isso mesmo, é estar de bem consigo mesma, um bem-estar físico e psíquico, onde o importante é exercitar-se e optar por boas escolhas na sua alimentação e tudo isto de uma forma prazerosa e nunca forçada.

Gostaria ainda de vos provar que estar na cozinha, cozinhar e andar em volta dos tachos não tem de ser uma tarefa aborrecida e complicada, mas sim fácil e agradável onde o principal ingrediente é o Amor.
À volta do mundo saudável da BEyOndHealthy existe espaço para tudo, para o tempo com a família e os amigos, para a actividade física, para o trabalho e para a concretização de pratos rápidos e agradáveis.
São já vários os seguidores e as pessoas que inspiro diariamente e isso deixa-me extremamente feliz. Contribuir para o bem-estar dos outros e para o acrescento na vida de alguém é fundamental, não só para a minha motivação enquanto “Blogger” mas também para o meu desenvolvimento e aprendizagem contínuos naquilo que faço.

Nesta primeira crónica, gostaria de vos mimar com um “Pãozinho Fit” delicioso que faço muitas vezes lá em casa. Incrivelmente, tem uma confecção super-rápida e leva apenas ingredientes que, facilmente, encontramos na nossa dispensa.

PÃO FIT


Ingredientes:
      
1 ovo
1 colher de sopa de Farinha (uso de aveia mas podem usar a que entenderem por vezes uso farinha de coco, de arroz, alfarroba ou até farinha de trigo)
1 colher de sopa de iogurte grego ligeiro
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal

*Opcional se quiserem variar este pãozinho podem incluir sementes, raspas de cenoura ou até abóbora cozida moída. Basta terem imaginação de acordo com os vossos gostos) 

Como preparar? 

·         Numa tigela, misture todos os ingredientes com um garfo.
·         Leve o preparado ao microondas durante 1min. e 30seg
·         Com ajuda de uma faca retire o pão da tigela
·         Abra-o para rechear a gosto (por exemplo queijo ou fiambre) e leve a tostar.

Vai querer experimentar principalmente naqueles dias de domingo cinzentos em que não lhe vai apetecer sair de casa para comprar pão.


Fica a dica J Espero que gostem!

Sem comentários:

Enviar um comentário