quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

NÓS SOMOS OS “VOTOS DE UM FELIZ NATAL”

ALINA SOUSA VAZ
É Natal, outra vez! Como o tempo passa à velocidade de um TGV, que coisa! 

As festas pronunciam-se; as ruas brilham, os cânticos entoam, o comércio regozija. 

O corrupio começou e as pessoas tentam, por quinze dias, disfarçar sentimentos amargos que as envolveram durante o ano; gasta-se muito, porque a mesa tem que ser farta, o brinquedo para a criança tem que fazer a diferença e o presente oferecido o melhor do mercado. É evidente que cada família se supera de acordo com as suas possibilidades, mas nestes dias há o esforço da superação, por parte de todos, porque os hábitos de celebração são, já há muitos anos, sinónimos de gastos supérfluos influenciados por uma indústria comercial que nos bombardeia em cada piscar de olho.

Celebremos o Natal, então! Mas celebremos com a consciência tranquila colocando na preparação da festa da família traços simples, mas cheios de amor, de vida! Pois, se assim não for, não estaremos todos a ser hipócritas? As guerras não cessam, as crianças são maltratadas, desalojadas devido às lutas entre as diferentes culturas e religiões, abusadas, violentadas, exploradas, e tudo isto sob o nosso olhar cúmplice! Com tudo isto, como poderá ser a celebração do Natal em plena felicidade?

É urgente o Natal, mas um Natal onde se festeje a esperança! O pinheiro que simbolize a força da natureza que há em cada um de nós; a decoração que seja o colorido que embeleza a nossa vida, as luzes a nossa bondade e generosidade tornando-nos iluminação para os outros; a estrela-guia o caminho certo para a prática do bem; o sino o entoar da nossa mensagem de entreajuda. Na ceia de Natal que haja muitos sorrisos, porque estás em paz e entre os que mais amas, mas sorri com a alma cheia, porque sabes que noutra mesa há pessoas que celebram, também, a esperança com um pouco do recheio que lhes foi oferecido por ti. Escreve o teu postal de Natal, personaliza a tua mensagem, cria, repensa o teu presente, coloca sentimento e o teu toque pessoal…Tudo o resto pode ser muito, e belo e grande, mas repleto de um grande silêncio e vazio. 

Neste Natal, a celebração verdadeira só existirá se todos juntos formos os “votos de um Feliz Natal” e não nos esquecermos de convidar o aniversariante!

Feliz Natal para todos os que amam a vida!


Sem comentários:

Enviar um comentário