quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O INÍCIO DE UMA VIAGEM

CATARINA PINTO
É inevitável, não sentir o frio da insegurança de uma mãe, que pela primeira vez, foi levar o seu filho de 6 anos, a uma escola primária. São acontecimentos marcantes na vida de cada um (a)… ciclos novos que irão ditar o futuro.

Acredito que é aqui, no 1º ciclo, que o meu “ pequeno”, de certa forma vai deixar de ser tão pequeno como é meu hábito trata-lo e ainda mais porque tenho outro filho que, esse sim, é bem mais novo, apenas com 2 anos. A (re) entrada deste, na creche, traz-me serenidade, penso que pelo facto de ser o segundo, eu tenha ganho mais segurança e confiança em mim mesma e em quem me rodeia. Alguns ritmos diários já são conhecidos e tudo se torna mais claro e compreensível, inclusive eu própria trabalhei alguns anos em infantários, o que me ajudou imenso a crescer interiormente.

No entanto, a escola primária é apenas pela minha própria experiência, de quem adorou esses tempos… e pelo que ouço falar diariamente, através das pessoas, amigos, imprensa… só que no fundo isso são sombras do que eu e o meu filho sentimos. É essencial a segurança e inicialmente não estamos a ultrapassar… demora o seu tempo. Doí-me deixa-lo na escola e que ele chore, grite pelo meu nome… sinto que sem querer isso é uma forma de o afastar de mim, quando somente ele está a crescer, a ganhar o seu espaço e identidade… Mas o meu coração volta a uns 4 anos atrás, quando o deixava numa creche e ele não aceitava… foi sempre assim até virmos para Amarante a cerca de 18 meses… A tranquilidade desta cidade acolheu-o muito bem e ele a cidade…

Nos próximos dias estamos de regresso ao chora e birras… mas sei que tenho que o incentivar ao máximo e a cada instante pois somos capazes de ultrapassar este medo… e que a matemática é fácil… não precisa ter medo dos “ tps’S”… nem dos seus amigos “ barulhentos”…

Amanhã cedo vamos os dois juntinhos para a escolar, agarrados na nossa cumplicidade e sem darmos conta, tudo passou… era apenas mais uma viagem…

Sem comentários:

Enviar um comentário