quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CASA DA VENTUZELA

SARA MAGALHÃES
O mês de Agosto, para mim, é um mês sem tempo e com tempo para tudo: de encontros, de viagens, de férias, de pôr conversas em dia e o sono também.

Nestas viagens e conversas dei por mim numa casa de uma amiga, onde me perdi no tempo e no espaço, onde a paisagem, o clima, a tranquilidade me fizeram lembrar que a vida é tão boa e tão especial. 

Aprende-se a disfrutar do aqui e o agora e não importa o amanhã.Sabe tão bem sermos recebidos de maneira única e especial e sentirmos pedaços da historia do espaço onde estamos.

Por esse motivo quero dar a conhecer esta casa: Casa de Ventuzela.

A Casa de Ventuzela é uma quinta com casa senhorial situada no lugar de Ventuzela, freguesia de Vila Cova, concelho de Penafiel.

Esta casa é do séc. XVIII (1792) e tem grandes tradições culturais, arquitetônicas e históricas. Foi construída e habitada pela mesma família, onde foi transmitida de geração em geração até à atual.

Esta casa, pode dizer-se que foi o maior empregador agrícola durante anos de Vila Cova. A Ela pertenciam 12 quintas todas no concelho de Penafiel, 6 das quais em Vila Cova.

Mas o tempo, alterou o curso da história e hoje permanece a casa, transformada em Espaço de Turismo de Habitação em espaço rural.

Dou valor ao turismo rural porque valoriza o património cultural e natural e principalmente porque pratica a hospitalidade.

Gosto de casas, casas que me acolhem e me deixam Ser!


Com a Altura da Idade a Casa se Acrescenta

Com a altura da idade a casa se acrescenta. 
Não é que aumente a quantidade ao espaço. 
Mas, sendo mais longínquos, o desapego pensa 
maior distância quando se fica a olhá-lo. 
Ou, se quiserem, uma realeza 
se instala à volta dessa altura de anos, 
de forma a que os objectos apareçam 
na luz de quase já nem os amarmos. 
Então a casa distende-se na intensa 
inteligência de estarmos 
a ver as coisas amarem-se a si mesmas. 
Ou com a forma a difundir seu espaço. 

Fernando Echevarría, in "Figuras"

Sem comentários:

Enviar um comentário