segunda-feira, 1 de setembro de 2014

OUVIR, A ARTE DE OUVIR E ESCUTAR O SILÊNCIO

CATARINA DINIS
DR
Ouvir é um acto tão natural para o Ser Humano. Segundo o dicionário, ouvir é perceber, entender (os sons) pelo sentido da audição, escutar (…), só que Ouvir é também prestar atenção ao interlocutor (aquele que fala). Ouvir é no fundo uma curta e simples palavra à primeira vista, no entanto os seus significados vão muito mais para além do perceber.

Por isso, saber ouvir na realidade é mais do que ouvir, é realmente perceber, sentir o que o outro sente. É colocarmos no seu lugar e sentir as suas palavras, respeitar as lágrimas, respeitar o silêncio. Saber ouvir é ter a capacidade de fazer desaparecer os preconceitos escondidos no nosso interior. No fundo saber ouvir, vai muito mais para além da ação de ouvir o outro, é ouvir o nosso interior. Quando escutamos o próximo, escutamos a sabedoria, os sentimentos profundos e devemos respeita-los, demonstrar o nosso carinho e afeto. E como estava certo Dalai Lama ao dizer que “ a arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter a sua mente constantemente única através da arte de escutar, não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior das riquezas.” E para vermos como através do tempo encontramos dificuldades no saber ouvir, tenho uma citação de Khalil Gibran para vocês leitores, “ alguns ouvem com as orelhas, outros com o estômago, outros com o bolso e alguns simplesmente não ouvem”. Não nos dá espaço para dúvidas as suas palavras.

Para além de o Saber ouvir ser uma arte, o escutar o silêncio é igualmente outra arte profunda e difícil. Escutar o silêncio é fundamentalmente escutar o nosso coração, a nossa razão, a confusão entre ambas, é escutar o mundo, é escutar os sonhos, é escutar as palavras mais profundas e mais fortes que o ser pode proferir.

A partir de agora vamos lá nos questionar mais vezes sobre o ouvir, a arte de ouvir e escutar a magia do silêncio, com toda a certeza iremos crescer no nosso interior e ajudar muitas mais pessoas que nos rodeiam!

Sem comentários:

Enviar um comentário