quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PARE, ESCUTE E OLHE: REINVENTE-SE A ANTIGA LINHA DE COMBOIO VILA REAL – RÉGUA.

Alina Sousa Vaz
DR
Lembro-me como se fosse hoje! O encerramento da linha de comboio Vila Real- Régua deixava atónitos todos aqueles que tinham nascido e crescido a ouvir o barulho do motor da locomotiva. A sinfonia barulhenta fazia parte das suas vidas e o som sempre fora perfeito por entre vales e montes.

Naquela noite, as vozes gritavam bem alto e de corações apertados, os manifestantes surgiam em grupos provenientes das aldeias de Penelas e Povoação transformando a estação de Carrazedo no foco de atenção dos telejornais nacionais. O cordão humano debatia-se na defesa do comboio que mais parecia ser, no escuro da noite, um monstro carente de proteção. 

- Não ao fim da linha!!! - Não ao fim da linha!!! – gritavam as vozes incansáveis que impediam a passagem da última locomotiva que fazia a viagem de regresso à Régua. Todavia, aquelas palavras levaram-nas o vento e o encerramento da mesma foi uma realidade, com base que o percurso não tinha segurança! 

Este percurso era fantástico! Fiz este percurso dezenas de vezes durante a minha meninice. Por aqui ia ter com a família que morava em Penelas e na Povoação e muitos dos amigos iam de viagem ao Porto, a Lisboa, para o mundo! Nas descidas, o comboio acelerava à velocidade de 50 km à hora. A subir ou em plano, o normal eram uns vinte a trinta à hora! Os 24 km de Vila Real à Régua percorriam-se em cerca de uma hora, com seis apeadeiros. As populações que não tinham transporte próprio, os estudantes das aldeias, os soldados faziam o alvoroço e davam alegria às terras vinhateiras.

O sonho de ver a linha ativa foi esmorecendo e após a retirada dos carris toda a luta caíra por terra. Os autocarros começaram a circular por entre as estradas estreitas e a solucionar os problemas dos habitantes mais isolados dos centros citadinos.

E a antiga linha? Que é feito hoje dela? 

Mudam-se os tempos mudam-se as necessidades. O percurso da antiga linha foi reinventado pelos atletas amadores dos desportos da natureza. Caminheiros e amantes da BTT exploram o itinerário outrora percorrido pelo comboio. Da linha só resta os apeadeiros que dão nome às localizações e as famosas placas: ATENÇÃO AOS COMBOIOS, PARE, ESCUTE E OLHE. Proibido o trânsito pela linha. Atualmente, a proibição coloca em ironia aquelas palavras. A linha é uma afirmação cada vez mais sólida dos exploradores e a paisagem vai ganhando ao longo dos tempos nova vida e dinâmica. Algo se perdeu, mas muito se pode vir a ganhar. Haja orientação e interesse político para a reabilitação deste trilho. As paisagens convidam a cada fim de semana gente nova que dão enfâse ao turismo rural promovendo a região. É hora de agir! Recupere-se de forma turística a antiga linha de comboio Vila Real-Régua. Todos juntos conseguimos!

2 comentários:

  1. Que viagem...fiquei imaginando-me ouvindo o "cenário" que formavam a paisagem sonora desta maravilha. Fiz o passeio pelo Douro e fiquei maravilhado, mas, adoraria que este comboio ainda estivesse ativo.
    Mais uma vez, minha querida, muito querida Alina, nos desenha, como um artista, as imagens transmontanas. Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Os outros podem-se esquecer das suas promessas, nós jamais nos podemos esquecer do nosso caminho. E há caminhos tão belos e tão marcantes na nossa vida que sempre voltamos a eles, pois eles têm o encanto da primeira vez.
    Belo texto, Alina. Parabéns!

    ResponderEliminar