quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A ÚLTIMA CRIADA DE SALAZAR PASSA PELA TRAGA-MUNDOS

Apresentação do livro em Vila Real
DR: Oficina do Livro
"A última criada de Salazar", livro de Miguel Carvalho, vai ter apresentação na cidade transmontana.
A livraria Traga-Mundos, situada na rua Miguel Bombarda, em Vila Real, apresenta no próximo sábado, dia 2 de novembro, às 21 horas, o livro que revela um testemunho inédito e pormenores sobre a vida doméstica do ditador.
O autor, Miguel Carvalho, nasceu em 1970 no Porto e é repórter da revista Visão. Passou pelo Diário de Notícias e pelo semanário O Independente. Recebeu o prémio Orlando Gonçalves (Jornalismo) em 2008 e o grande prémio Gazeta, do Clube dos Jornalistas, em 2009. Algumas das suas reportagens têm merecido referência em títulos como The New York Times.
A apresentação do livro “A última criada de Salazar” insere-se no Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro, que procura fomentar a colaboração entre as diversas livrarias aderentes, nomeadamente na apresentação de autores e na partilha de edições locais.


INTERCÂMBIO LUSO-ESPANHOL

UTAD
Google Images
As universidades públicas do norte de Portugal ligam-se à Galiza para um intercâmbio de conhecimentos e investigação científica. A universidade do Porto, do Minho, a universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e as três congéneres da Galiza, universidade da Corunha, de Santiago de Compostela e universidade de Vigo, poderão brevemente beneficiar de um programa exclusivo de apoio à mobilidade e intercâmbio de estudantes de licenciatura e mestrado. Ainda sem designação definitiva, este intercâmbio luso-espanhol é um projeto decorrente do relançamento das parcerias estratégicas entre a Região Norte de Portugal, e as regiões espanholas da Galiza e de Castela e Leão. As seis universidades representam um total de 70 mil alunos, sendo que, numa fase posterior, a universidade de Salamanca, da região espanhola de Castela e Leão integrará também este projeto.

DO HALLOWEEN AO DIA DE FINADOS – VERDADES OU MITOS?


Esta noite, as bruxas sairão às ruas
DR
O dia das bruxas é festejado na noite de hoje, dia 31 de outubro. A comemoração do Halloween, como é vulgarmente conhecido teve origem nos antigos povos da Grã-Bretanha e Irlanda, que acreditavam que na véspera do Dia de Todos os Santos – 1 de novembro, os espíritos voltavam para suas casas. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de Maio, mas o Papa Gregório III alterou a data para o 1.º de novembro. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. A partir de então começou-se a preparar uma vigília, na noite anterior. Essa vigília era denominada “All Hallow’s Eve” (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas “All Hallowed Eve” e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual Halloween.

Damos-lhe a conhecer as principais tradições deste dia e dos dois primeiros dias de novembro, que está prestes a começar.


As abóboras são um dos símbolos do Haloween
DR
Abóbora – símbolo do Halloween

Na verdade, este é o símbolo do Halloween. As suas origens encontram-se na história de Jack O´Lantern, um irlandês alcoólico e aldrabão que após um pacto com o diabo, foi condenado a vaguear para sempre na escuridão do inferno. Para iluminar o caminho, reza a história que usava um nabo oco, com um pedaço de carvão aceso no interior. Uma ideia que foi recuperada, mais tarde, para o Halloween. Supostamente, quando esta tradição foi assimilada pelos EUA, começou-se a usar abóboras, muito maiores e mais fáceis de esvaziar do que os nabos, para que no seu interior fosse colocada uma vela acesa. 
As bruxas são também símbolos desta festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que, normalmente, eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos pelos colonizadores e, a partir de então, espalhou-se por todo o mundo. O Gato Preto associa-se às bruxas, pois diz-se que estas se conseguiam disfarçar, passando por “gatinhos amorosos de cor preta”. Outras superstições associadas aos gatos pretos é que estes dão azar e que também são espíritos de pessoas mortas, sobretudo quando aparecem nas sextas-feiras 13. A vassoura de bruxa aparece também com uma simbologia própria: segundo os especialistas da matéria, “é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos”. 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A RECEÇÃO AO CALOIRO AOS OLHOS DOS ALUNOS ERASMUS


Há pouco mais de dois anos, coloquei-me um novo desafio: lecionar o nível mais elementar de Português como Língua Estrangeira (nível A.1.1.) aos alunos ERASMUS que vinham estudar para a UTAD! Foi um verdadeiro repto lançado a mim próprio, uma vez que tinha de falar com eles em Inglês e ensinar o mais básico da língua, como se de um professor do antigo ensino primário se tratasse!
Tenho tido alunos polacos, alemães, checos, eslovacos, húngaros, franceses, turcos, italianos e até espanhóis, ou seja, verdadeiros representantes da Europa do norte e da Europa do sul… A experiência tem sido muito enriquecedora, especialmente porque tenho a noção, em primeira mão, do que esses povos e, particularmente, a geração futura pensam efetivamente de nós, portugueses. E, entre os aspetos positivos, constatam que os portugueses são muito simpáticos e prestáveis, a comida e o vinho portugueses são muito bons, o sol e a temperatura são muito agradáveis (menos quando chove ou está nublado…), e que há cidades, terras e paisagens muito bonitas. Entre os aspetos negativos, consideram que chegamos (quase) sempre atrasados e que somos pouco profissionais…
No início deste ano letivo, tive, pelas primeira vez, um curso intensivo, durante três semanas, com alunos que não vinham todos para a UTAD, mas também para Lisboa, Leiria, Bragança, etc. E, se às vezes, é difícil explicar diferenças culturais importantes, como as distâncias na conversação oral e as formas de tratamento e de cumprimento entre os portugueses — alguns acham esquisito (“weird”), por exemplo, ao facto de nos cumprimentarmos com dois beijos na face —, neste curso foi particularmente penoso explicar a tradição académica da receção ao caloiro!
No primeiro dia dos caloiros na UTAD, a maioria destes estudantes ERASMUS estava chocada com a forma como os alunos mais velhos tratavam, de forma tão bárbara e desumana, os mais novos! Estas expressões eram usadas por eles! Não era a tradição em si de receber os colegas, embora a maioria deles não tivesse essa tradição nos seus países de origem, mas, especialmente, o desrespeito pelo ser humano, o facto de os humilharem publicamente, chamando-lhes nomes e obrigando-os a olhar fixamente para o chão; caminhar em fila indiana e obrigá-los a fazer flexões (quando não eram alunos de Desporto) até nem era muito mau, comparando com o resto!…
E o que se diz em defesa desta tradição?! Este era o meu principal dilema!… Como posso defender esta tradição — pois é meu dever defender a UTAD enquanto profissional desta instituição —, se nem eu acredito nos argumentos que posso usar?! Mas lá fui explicando que eram tradições muito antigas em Portugal; que vinham desde o tempo da Idade Média, da Universidade de Coimbra, que tinha sido fundada ainda no século XIII; e que era um ritual de passagem entre a infância/juventude e a idade adulta, etc. Lá me fui desembaraçando como pude, mas penso que não devo ter sido muito convincente!
E o pior de tudo é que alguns alunos foram-se embora (para as outras universidades) no fim dessa semana! E com que ideia terão ficado da UTAD? Eu gostaria de acreditar que foi da experiência de aprendizagem dessas três semanas, do convívio que tiveram com colegas da ESN (Erasmus Student Network), dos passeios que fizeram ao Douro e à Régua, dos fins de semana no Porto e em Vila Real, das amizades e ligações que poderão ter ficado para o resta da vida… Mas será?! Na maioria das vezes, é a última imagem que permanece… 

Professor Doutor Gonçalo Fernandes

terça-feira, 29 de outubro de 2013

VENCEDOR DO ÍDOLOS LANÇA LIVRO NA UTAD

Filipe Pinto é um dos artistas nomeados para os MTV EMA 2013
DR

Filipe Pinto foi um dos escolhidos no casting, entre quase 20 mil candidatos à fase de palco, da terceira edição em Portugal do programa Ídolos da SIC e, em três meses de emissões, acabou por se sagrar o grande vencedor.
No decorrer do talent-show, Filipe foi concluindo as cadeiras do último ano do curso de Engenharia Florestal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo-o terminado posteriormente ao final do programa televisivo.
Recentemente, saiu vitorioso da categoria Best Portuguese Act na edição deste ano dos MTV Europe Music Awards, podendo concorrer a Melhor Artista Global.
Em votação aberta ao público, Filipe Pinto apelou ao apoio dos fãs e teve sucesso, pois foi o artista que mais votos recolheu entre os nomeados para a categoria de Best Portuguese Act dos EMA deste ano. Competindo durante as últimas seis semanas contra The Gift, Richie Campbell, Os Azeitonas e Mónica Ferraz, Filipe Pinto conseguiu avançar no caminho para Melhor Artista Global.
No meio da sua carreira musical a nível internacional, tempo ainda para o lançamento de um novo projecto. E como o bom fim a casa torna, Filipe Pinto estará na UTAD esta quarta-feira, dia 30 de outubro, para lançar o seu mais recente trabalho- O Planeta Limpo. Esta será a sua primeira apresentação oficial e realizar-se-á no Auditório de Geociências, pelas 16:30h. A apresentação contará ainda com a presença dos coautores, Narciso Moreira, e da ilustradora, Ana Sofia Leite. Neste projeto, o cantor alia os conhecimentos na área ambiental à vertente artística e musical, que resultou num produto final com caráter lúdico-pedagógico em quatro componentes: livro, jogo digital CD e DVD. Direcionado a crianças, visa a “adoção de comportamentos mais responsáveis, do ponto de vista da proteção ambiental”, pode ler-se na sua página oficial do facebook.

Entretanto, para ser um dos dez artistas regionais nomeados à categoria “melhor artista global do sul da Europa”, o vencedor da terceira edição do Ídolos, vai ainda ter que vencer a Espanha, França, Itália e Grécia numa disputa da Europa do Sul, continuando a apelar ao público o seu voto para se sagrar vencedor nos MTV EMA de 2013 que terão lugar em Amesterdão no dia 10 de novembro.

Insónia, um dos temas do álbum "Cerne" de 2012, conta com mais de 300.000 visualizações no youtube.

domingo, 27 de outubro de 2013

REITORES INDIGNADOS COM A PROPOSTA DE OE 2014

CRUP
Google Images
No final de uma reunião de emergência na tarde de 25 de outubro, sexta-feira, o Conselho de Reitores anunciou a sua indignação face à proposta de Orçamento de Estado para 2014.
O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) exige a alteração da proposta de Orçamento de Estado para 2014 por considerar que faltam 30 milhões de euros na dotação orçamental, de acordo com o que havia sido transmitido anteriormente pelo Governo. A redução, considerada ser um erro técnico pelos reitores, corresponde ao ajustamento salarial previsto para 2014.
"Faltam 30 milhões de euros na dotação para conseguirmos ter uma dotação que corresponda ao valor que nos foi transmitido em agosto, ajustado pela redução salarial.", declarou António Cruz Serra, reitor da Universidade de Lisboa (UL), à Rádio Renascença.
Cruz Serra acrescentou que, a manter-se o corte de 30 milhões de euros nos orçamentos das universidades, "a redução da dotação é superior a 7% em relação ao ano anterior" e "nenhuma universidade aguenta uma dotação deste valor".
Em perigo está "o pagamento dos salários em dezembro de 2014, que será o último ano da execução orçamental", admitiu o reitor da UL.
Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência, assegurou aos jornalistas que está a trabalhar com reitores, presidentes dos politécnicos e com o Ministério das Finanças "para acertar todo estes problemas que ainda estão a ser debatidos" e "resolver aquilo que for possível resolver".

Notícias Relacionadas:

OE 2014. Reitor da Universidade de Lisboa diz que proposta tem erro de 30 milhões de euros

“DE CULTO” – EDIÇÃO FIM DE SEMANA COM PAULA FERNANDES

O “De Culto” é a secção do Bird Magazine que lhe pretende mostrar a área da cultura – música, teatro, cinema, literatura… Todas as novidades culturais da semana podem, aqui, ser lidas.

Paula Fernandes confessou, numa recente entrevista, que
não corta o cabelo há 12 anos. DR
Na edição deste fim de semana, viramos as nossas atenções para a música, mais concretamente para uma artista brasileira que tem vindo a ganhar imensa notoriedade junto do povo português – Paula Fernandes. A artista estará novamente em Portugal, no próximo fim de semana, com atuação a 2 de novembro (sábado) no Meo Arena, em Lisboa, e domingo, dia 3 de novembro, no Multiusos de Guimarães.
De uma versatilidade notável, Paula Fernandes interpreta temas que passam pela MPB, música pop, country, sertaneja e mesmo algumas incursões pela world music.
Em maio de 2012, lançou o seu sexto álbum "Meus Encantos", que conta com a participação especial de Zé Ramalho e que em menos de uma semana, vendeu mais de 250 mil cópias.
Na noite de 8 de junho de 2013, Paula Fernandes gravou, na cidade do Rio de Janeiro, o seu segundo DVD ao-vivo, com participações da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, Roberta Miranda e a americana Taylor Swift. Este é já considerado o DVD mais aguardado de 2013, sendo assim um forte candidato ao Grammy Latino de 2014.
Para além das suas músicas serem presença habitual nas novelas da Globo, a artista de 29 anos tem participado em imensas campanhas solidárias, a convite da Presidente Dilma Rousseff, no Brasil, mas também na sua digressão mundial, tem aproveitado para ajudar quem mais precisa. Em maio de 2013, durante a passagem pelo continente africano, Paula Fernandes destinou parte das verbas arrecadadas nas atuações a favor de ações sociais em Angola e Cabo Verde.

Em 2013, a Rede Globo lançou a trama de Amor à Vida, atualmente em exibição na SIC, tendo o single "Um ser Amor" de Paula Fernandes como tema do casal principal, interpretados por Paola Oliveira e Malvino Salvador:





PRESOS NA REDE


O Presos na Rede desta semana vai dar destaque a um canal do youtube que organiza os vídeos mais populares, a circular na internet.
O canal, "Mais Vistos", disponibiliza os vídeos mais visualizados, mais partilhados, mais comentados, mais populares e mais votados do youtube. Dá ainda opção ao utilizador de selecionar se quer ver os vídeos do dia, da semana, do mês, do ano ou de sempre. O serviço organiza os vídeos, também, por categorias e por país.
Dados, fornecidos pelo próprio site, revelam que a cada minuto 100 horas de vídeo são carregadas para o youtube. Um espaço como este torna-se assim uma ajuda para muitos utilizadores.
Esta semana os vídeos mais vistos no globo foram:


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PRONÚNCIA DO NORTE EM VILA REAL

As idades do Homem
DR: Visão Norte
Erguida há uns dias, à espera das noites de glória, a tenda da Caloirada aos Montes recebe hoje os Grupo Novo Rock (GNR).
O Grupo conta já com mais de 30 anos de carreira, onde sobressaem temas como Dunas, Pronúncia do Norte, Sangue Oculto, entre outros.
Além do concerto à noite, os GNR estiveram pelo campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) durante a tarde para apadrinhar o Jardim Botânico da universidade e plantar uma árvore que herdou o seu nome e marcou o início da coleção temática "As idades do Homem".
À semelhança dos GNR, outras personalidades serão convidadas a dar o seu nome a um exemplar da coleção, contribuindo para a divulgação, preservação e engrandecimento do Jardim Botânico e ainda promover o estudo científico e conhecimento do mundo vegetal.

Os preços para hoje na Caloirada aos Montes são de 9€ para estudante e de 12€ para não estudante.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

AGARRE O SEU FUTURO

UTAD recebe apresentação do «Passaporte para o Empreendedorismo»
DR

Tem uma ideia de negócio que gostasse de concretizar. Tem o projeto, mas faltam-lhe as ideias? O «Passaporte para o Empreendedorismo» pode ser a solução.
Vai realizar-se no próximo dia 30 de outubro, às 9:00 h, no auditório de Geociências da UTAD a apresentação do Passaporte para o Empreendedorismo.
O Passaporte para o Empreendedorismo é uma iniciativa nacional promovida pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação,  IAPMEI, que visa a atribuição de uma bolsa para o desenvolvimento de um projeto empresarial. Concomitantemente, o acesso a uma rede de mentores que forneçam orientação aos empreendedores, bem como a assistência técnica no desenvolvimento do modelo de negócios  na execução do plano de negócios para o projeto com um elevado grau de complexidade.
Recorda-se que esta iniciativa está a decorrer desde o início do ano e finaliza no próximo dia 15 de novembro.
Nesta sessão irá estar um representante do IAPMEI que irá apresentar esta iniciativa e esclarecer às dúvidas aos potenciais interessados.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

A CRISE POR QUEM A VÊ DE PERTO


As medidas políticas têm um impacto direto na vida da maioria dos portugueses. Fomos falar com pessoas e instituições que lidam de perto com as consequências dos sucessivos cortes feitos pelo governo para perceber como é que se mantêm à tona. 

Só este ano a Cáritas em Vila Real já ajudou cerca de 3500 famílias carenciadas. A Santa Casa da Misericórdia de Amarante sentiu a necessidade de passar da entrega pontual de cabazes, com bens alimentares, para um plano de emergência alimentar, que assegura refeições, quentes, diariamente, a pessoas em dificuldade.
A dificuldade, que no dicionário aparece como: “qualidade do que é difícil.
 Impedimento, obstáculo.
Apuro, aperto.” No dia a dia dos portugueses tem vindo a tornar-se uma realidade cada vez mais presente.

Onde se sente a crise?

A Vila Real Social faz a gestão patrimonial dos bairros sociais do concelho de Vila Real. O parque habitacional do concelho é composto por cinco bairros (o Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro, o Bairro da Telheira, o Bairro de Vila Nova, o Bairro da Laverqueira e o Bairro de São Vicente de Paula). São cinco complexos habitacionais sociais, onde quase oitenta por cento das habitações são sociais, ou seja, são em regime de renda apoiada, explica-nos a socióloga Joana Afonso. 

Bairro Dr. Francisco Sá Carneiro

REMAR CONTRA A MARÉ


Um filme de Bernardo Bertolucci, Os Sonhadores, conta a história de três jovens que, durante o maio de 1968, veem a revolução acontecer pela janela do quarto.
Em Portugal, ano 2013, os jovens ficam-se pela vista da janela, ou antes saem para a rua? 
O maio de 68 foi iniciado com uma série de greves estudantis que irromperam em algumas universidades e escolas de ensino secundário em Paris. A escalada do conflito culminou numa greve geral de estudantes e em greves com ocupações de fábricas em toda a França. 
Em 1974, o 25 de abril foi conduzido pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), constituído na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Estes foram apoiados por estudantes recrutados, muitos deles universitários. 
Como olham hoje para a política os jovens? Através de uma imagem refletida num qualquer vidro baço? Através de uma imagem que foi passada de geração em geração como aquele furo no queixo? Através de uma caixa mágica que perdeu a magia? Ou antes olham para a política simplesmente com olhos de ver?

VIAGEM À DECADA DE 50 COM AS GENTES DE SANFINS DO DOURO

Lavadeiras sem água canalizada, lenhadores, serradores, romeiros e até ciganos – estas são algumas das fotografias que poderão ser contempladas na galeria do Ciclo Cultural da UTAD, desde o dia de ontem, com a inauguração da “1.ª Mostra Fotográfica de Maurício Penha”.
 Numa viagem ao passado, o artista testemunha a história de um povo, de uma época – as gentes sanfinenses na década de 50. Estivemos na inauguração e mostramos-lhe agora, em fotorreportagem, alguns desses momentos:



Fotorreportagem "As gentes sanfinenses na década de 50"
DR

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

“NUNCA EQUACIONEI TER AS ELEIÇÕES GANHAS”

“A população de Gondar desde 12 de dezembro de 1976 deu a sua confiança ao PSD, sempre em eleições livres e democráticas, pelo que da mesma forma em 29 de setembro de 2013 deu a sua confiança a uma candidatura do PS”.
“Quando me propus a ser candidato a única certeza que tinha era que não seria contra um dos grandes presidentes de junta de Amarante, o Prof. António Bastos Teixeira”.

Hugo Vaz
DR

Hugo Luís Teixeira Vaz nasceu no Hospital de São Pedro, freguesia de S. Dinis, em Vila Real a 11 de abril de 1976. Por decisão profissional dos pais, o Hugo e a família mudam-se, dois anos após o seu nascimento, para o distrito de Viseu. Aí viria a nascer a sua irmã Tânia Vaz.


Ricardo Pinto (RP): Hugo, como eram as suas brincadeiras de infância?
Hugo Vaz (HV): Sempre na rua quando podia. Os tempos eram outros também. Além de mais segurança, menos carros e mais crianças, as brincadeiras eram passadas essencialmente na rua.


No 10.º ano de escolaridade decide ingressar na área de Economia, mudando-se da Escola Secundária Alves Martins para a Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu.

RP: Na sua juventude tinha alguma profissão que gostasse de seguir?
HV: A ideia andou sempre à volta da Gestão e da Economia. Optei por Gestão na área turística por considerar uma área de futuro, principalmente em Portugal. E apesar das entidades não estarem ainda devidamente sensibilizadas para um gestor nesta área, penso que foi e é uma aposta ganha.

domingo, 20 de outubro de 2013

MAIS VALE PREVENIR DO QUE REMEDIAR

HPV não escolhe sexos
DR Liga Portuguesa contra o cancro
A Associação para o Planeamento da Família tem desenvolvido uma vasta e diversificada ação sobre temas de saúde sexual e reprodutiva, nomeadamente sobre contraceção e infeções sexualmente transmissíveis.
Nos dias 28 e 29 de outubro, em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e com o Instituto Português do Desporto e Juventude, a associação irá realizar uma campanha informativa e educativa dirigida a jovens universitários sobre a prevenção do HPV (Papiloma Vírus), na cantina da Quinta de Prados, na UTAD, das 12:00h às 15:00h.
O Papiloma vírus Humano ou HPV é um vírus muito frequente, de transmissão sexual e infeta 75 a 80% das mulheres e homens ao longo da sua vida. É um vírus que se pode transmitir facilmente através de qualquer tipo de contato genital. Por isso, se tiver contato íntimo com alguém infetado pelo HPV, poderá ficar infetada, mesmo que não tenhas relações sexuais. Na maioria dos casos o organismo consegue eliminar o vírus. Porém, em algumas pessoas, o HPV não desaparece e pode causar cancro e outras doenças genitais em homens e mulheres, não sendo possível prever quem vai desenvolver a doença associada a este vírus. O uso de preservativo é importante, protege das infeções sexualmente transmissíveis e de uma gravidez não desejada, mas não assegura uma proteção completa no caso do HPV.
Mas alguns tipos de HPV podem ser prevenidos através da vacinação. Se ainda não está vacinada e tem entre 13 e 20 anos (do ano 1992 ou posterior), deverá ir ao seu Centro de Saúde e informa-se quando pode fazer a vacina contra o HPV do Programa Nacional de Vacinação (PNV), gratuitamente.

Se nasceu antes de 1992, dirija-se ao seu médico de família e fale com ele sobre a vacinação contra o HPV.

sábado, 19 de outubro de 2013

INFINITO ENQUANTO DURAR A SAUDADE

Vinicius de Moraes
Google Images
O boémio, do cigarro companheiro e da noite amigo chegado. O mulherengo, da Garota de Ipanema e de tantas mulheres. O dono do Whisky, o seu "cachorro engarrafado". O Vinicius, desregrado que fez das casas abertas regra, completaria hoje 100 anos de vida.
Foi numa madrugada chuvosa no Rio de Janeiro que o mundo conheceu Marcus Vinitius da Cruz e Mello de Moraes, ou, simplesmente, Vinicius de Moraes
Ao longo dos seus 66 anos de vida, com formação em Letras e em Direito, “o poetinha” foi escritor, dramaturgo, letrista, poeta e diplomata.
Vinicius cresceu num ambiente musical. Embora não fosse músico, o pai, funcionário da prefeitura do Rio de Janeiro, também era poeta e violinista amador, a mãe era pianista amadora. A vocação artística foi demonstrada desde cedo. Publicou o seu primeiro livro “Caminho para a Distância” em 1933, quando tinha 20 anos. 
Bebido de amor com travo a Whisky, Vinicius casou-se nove vezes e teve cinco filhos. Chico Buarque chegou a dizer, no documentário sobre o escritor, que o amigo procurou, mas não encontrou necessariamente o amor.
Além da vasta obra literária, Vinicius colaborou para criar a Bossa Nova, ao compor “Chega de Saudade”, na década de 50, em parceria com João Gilberto e Tom Jobim, com quem assinou alguns dos seus principais sucessos, como “Garota de Ipanema”, “Eu Sei Que Vou Te Amar”, entre outros. 
O poeta trabalhou ainda ao lado de nomes como Baden Powell, com quem criou os “Afro Sambas”, Edu Lobo, Carlos Lyra e, mais tarde, Toquinho. Nessa altura já tinha sido demitido pela ditadura militar do cargo de diplomata do Itamaraty, onde trabalhou de 1943 a 1969, representando o Brasil em diversos postos pelo mundo.
A vida intensa e desregrada trouxe-lhe complicações de saúde. Em abril de 1980, Vinicius sofreu uma cirurgia para instalação de um dreno cerebral para conter um derrame. A recuperação não foi completa. Na noite de 9 de julho de 1980, morreu aos 66 anos na sua casa no Rio de Janeiro. 
Chegou a saudade.



Notícias relacionadas:
Vinicius de Moraes nasceu há 100 anos

LAND ART EM VILA REAL

Land Art em Vila Real
DR: Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real
Encarou-se o ambiente como matéria-prima e partiu-se para um concurso de Land Art em Vila Real
O dia de hoje viu abrir as portas da inauguração da exposição dos trabalhos apresentados ao concurso de Land Art, alusivo à biodiversidade de Vila Real, no Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real
O concurso, promovido pela câmara municipal, insere-se no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real.
A exposição conta com cerca de 15 trabalhos dos concorrentes. A próxima etapa é a seleção de um deles, pelo júri do concurso, sendo que a sua concretização física será no coração da cidade transmontana, o Parque Corgo.
A Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork, é uma intervenção artística na paisagem natural. O ambiente é trabalhado como a matéria-prima do artista, de modo a integrar-se na obra. Esta corrente artística desenvolveu-se a partir do final da década de 60 do século passado e tem como obra emblemática a Spiral Jetty, de Robert Smithson.
Na cidade de Vila Real este concurso pretende divulgar o concelho enquanto destino da biodiversidade e promover atitudes e valores de preservação ambiental. A exposição estará à espera de visitas até ao dia 22 de novembro.


O MUNDO DO FADO ESTÁ MAIS POBRE - MORREU O FADISTA ANTÓNIO MOURÃO

António Mourão
DR
O fadista António Mourão, de 78 anos, faleceu, este sábado, na Casa do Artista, em Lisboa, confirmou à Lusa, fonte da instituição.
O autor do conhecido tema "Ó tempo volta para trás", nasceu a 5 de junho de 1935 no Montijo. Viria a afastar-se do mundo artístico nos anos 90.
As causas da morte de António Mourão, nome artístico de António Manuel Dias Pequerrucho, não são ainda conhecidas.
Pelas redes sociais as mensagens de condolência não param de aumentar:
 “Morreu o fadista António Mourão que nos anos cinquenta e sessenta arrastou multidões”, pode ler-se no mural do facebook de Francisco Moita Flores. O escritor e antigo inspetor da polícia judiciária fez questão de deixar a sua homenagem, lembrando que a sua mãe tinha grande admiração e “cantarolava muitas vezes este fado dele [A noite] ao som do nosso rádio Grundig a válvulas”.

Também o fadista João Braga fez questão de assinalar esta perda no mundo do fado: “António Mourão acaba de passar para uma dimensão em que o tempo não anda para trás nem para diante. Paz à sua alma”.

António Mourão é o autor do tema "Ó tempo volta para trás"
DR

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

XVII JORNADAS INTERNACIONAIS DE MEDICINA VETERINÁRIA NA UTAD

Cartaz do evento
DR AEMV-UTAD
A AEMV-UTAD, Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro , levará a cabo, durante este fim de semana, as XVII Jornadas Internacionais de Medicina Veterinária.
Tal como em edições anteriores, os participantes poderão optar por uma de duas salas onde decorrerão palestras com oradores convidados, sobre temas de interesse veterinário. Este ano o evento contará com intervenções nas áreas "Feridas & Oftalmologia em Equinos", a realizar no Auditório GeoCiências, e "Doenças Emergentes & Medicina de Efectivo em Ruminantes", na Aula Magna.

As inscrições decorrem aqui.

BRAÇO ESTICADO PARA A PULSEIRA DA CALOIRADA AOS MONTES

Pulseira para a Caloirada aos Montes
DR: AAUTAD
Esta segunda-feira começam as vendas da pulseira mais desejada da academia transmontana na sede da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).

A festa que é para os caloiros... é de todos!
O preço para sócio é de 29 euros e para não sócio é de 35 euros.

Mais informações aqui.


UTAD LANÇA NOVA PÓS-GRADUAÇÃO: COMUNICAÇÃO SOCIAL EM CONFLITOS ARMADOS

Comunicação social em conflitos armados
DR: Google images
A pós-graduação em Comunicação Social em Conflitos Armados aborda os aspetos históricos, geopolíticos e culturais dos principais pontos geográficos com conflitos armados declarados e reconhecidos pela Comunidade Internacional.
Neste contexto, são abordadas matérias do jornalismo internacional e jornalismo em conflitos armados. Paralelamente, os pós-graduandos recebem uma formação técnica de acompanhamento, em regime de simulação, das forças militares nos teatros de guerra.
O curso de pós-graduação é destinado a profissionais de nível superior que atuam ou pretendem atuar na área de jornalismo em conflitos armados, na qualidade de analista ou de correspondente internacional.
As sessões terão lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ou no Quartel do Regimento de Infantaria nº13 do Exército Português sediado em  Vila Real. As sessões decorrerão nas sextas-feiras entre as 17h e as 22h, e nos  sábados entre 8h e as 13h.

Para mais informações deverá contactar o coordenador científico da pós graduação, Professor Doutor Galvão Meirinhos