sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PRÉMIO PESSOA 2013 ATRIBUÍDO A MARIA MOTA

Maria Mota tem desenvolvido investigação fundamental com vista a esclarecer os mecanismos pelos quais o parasita da malária se desenvolve no hospedeiro humano.
DR
No ano do 125.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa, Maria Mota, do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa e especialista da malária, é a vencedora do Prémio Pessoa. A escolha para 2013 foi anunciada esta sexta-feira no Palácio de Seteais, em Sintra, por Francisco Pinto Balsemão, que preside ao júri do prémio.
O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros e que vai na 27ª edição, é atribuído anualmente a uma personalidade que “tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país”.
Maria Mota nasceu no Porto em abril de 1971, licenciou-se em Biologia pela Universidade do Porto, fez o Mestrado em Imunologia na mesma universidade e doutorou-se em Parasitologia Molecular no University College de Londres, lê-se na acta da reunião do júri.
O Prémio Pessoa é uma iniciativa do semanário Expresso, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.
O júri de 2013, presidido por Pinto Balsemão, presidente do conselho de administração da Impresa (proprietária do  Expresso), inclui personalidades como o sociólogo António Barreto, a jornalista Clara Ferreira Alves, o arquitecto Eduardo Souto de Moura, a bióloga Maria de Sousa, o médico João Lobo Antunes, o ex-presidente da República Mário Soares, o musicólogo Rui Vieira Nery e o filósofo Viriato Soromenho Marques.
Fonte: Público

1 comentário: