sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CARIMBOS HISTÓRICOS EXPOSTOS NA BMVR

O mês de novembro, foi o escolhido pela Biblioteca Municipal de Vila Real (BMVR), para a realização da exposição: “Uma História Contada com Carimbos”.
A exposição, segundo Vítor Nogueira, diretor da BMVR, surgiu da necessidade de dar a conhecer ao público, em geral, partes da história desta biblioteca. Biblioteca esta, que foi uma das primeiras bibliotecas fundadas no país.
O diretor desta instituição refere que: “não obstante ao facto de estarmos na presença de um edifício bastante recente, com apenas 7 anos, estamos também na presença de uma biblioteca que já vem, praticamente, da altura em que os conventos foram extintos em Portugal”. Neste contexto, “esta é uma exposição sobre uma, entre muitas outras, curiosidades que vão passando pelas mão de quem aqui trabalha.”
Vítor Nogueira refere, ainda, que “os carimbos contam uma história. Há carimbos que foram sendo abandonados por razões diversas. Por exemplo a passagem do primeiro para o segundo carimbo, usado por esta casa, mostra que o carimbo da Monarquia numa adaptação rápida aos primeiros tempos da República, viu-lhe a coroa, por assim dizer, cortada. E aposta de forma manuscrita na sobrecarga RP, que quer dizer República Portuguesa. Esses pormenores todos, ao longo de 12 carimbos, vão contando uma história, que pretende ser uma história simples, das muitas, que podem ser contadas à volta da Biblioteca Municipal e dos seus livros.”
A exposição está aberta ao público, de forma gratuita, todos os dias no horário de funcionamento da BMVR.


Entrada principal da BMVR
D.R.


Pormenor da exposição presente na BMVR
D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário